O Centro de Formação Mandacaru de Pedro II vem a público e através desta nota expressar nossa solidariedade e nota de pesar a família do jornalista Dom Philips, como também a família do indigenista Bruno Pereira pela forma covarde em que foram assassinados. Após dias de angústia e expectativas, a triste notícia foi confirmada pelas autoridades brasileiras. Nossa solidariedade aos povos indígenas da Amazônia que choram nesse momento a dor de perder dois defensores de seus territórios, suas matas, rios e suas biodiversidades. O Centro de Formação Mandacaru entende que essa é uma agressão direta a todas as pessoas, grupos e organizações que defendem a vida. Entende ainda que essas vidas vitimadas por esse sistema e grupos tão cruéis, elas precisam continuar sendo a motivação para que a luta não possa parar. Até quando Zózimo, Dorothe, Chico Mendes e tantos outros vão continuar sendo vítimas de um movimento ganancioso e destruidor que vivem a margem da lei? A essas famílias que hoje choram seus entes queridos perdidos, nossa força, orações e solidariedade.
O Centro de Formação Mandacaru também se une as várias outras organizações do Brasil e do mundo para que a justiça seja feita, que os verdadeiros culpados sejam encontrados, julgados e penalizados pelos seus crimes. Basta de impunidade nesse País, abaixo a toda e forma de repressão e agressão à vida.
Mais dois combatentes da Mãe Terra perdem suas vidas, se faz necessário buscarmos forças e inspiração na coragem e exemplos desses e tantas outras pessoas. Pois assim seguimos a luta em defesa da vida e justiça social. A luta segue, a caminhada não será interrompida, tão pouco as vozes serão silenciadas.
A luta nunca foi fácil, porém sempre foi gratificante quando conquistamos novas vidas na caminhada. Assim como as sementes do bem sempre irão germinar. Bruno Pereira e Dom Philips vivem.
Centro de Formação Mandacaru de Pedro II