Famílias agricultoras participam de curso com o tema Agroecologia

15 famílias residentes nos municípios de Pedro II e Milton Brandão estão sendo beneficiadas pelo projeto de inclusão produtiva, Quintais Agroecológicos, com o apoio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, através da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí – SASC-PI. Entre as atividades do projeto foi realizado um curso com o tema: Princípios da Agroecologia que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro na Ecoescola Thomas a Kempis. A atividade faz parte do plano de trabalho que segue até os primeiros meses de 2023.

O projeto é executado pelo Centro de Formação Mandacaru e tem como objetivo a implantação de quintais produtivos através de sistemas agroecológicos com vista à inclusão produtiva das famílias.

Durante o curso as famílias puderam receber orientações de como melhor produzir na realidade do Semiárido Piauiense e também como melhor aproveitar as riquezas em nutrientes que o solo oferece. Dessa forma, possibilita a produção de forma agroecológica. No curso foi possível visitar uma área nativa preservada pela escola, onde os participantes puderam debater toda a diversidade das plantas e dos pequenos animais. Ingredientes valiosos para a manutenção da biodiversidade e equilíbrio natural do ecossistema. As famílias também puderam ver de perto o modelo de produção nas áreas da Ecoescola, um lugar mantido pelo Centro de Formação Mandacaru e cultivado pelos alunos sob o acompanhamento da equipe técnica da escola.

Segundo o técnico Dejavan Pereira do Centro de Formação Mandacaru, essas visitas nas áreas são importantes para que as famílias compreendam que um ser vivo depende do outro para manter o equilíbrio e a produção se manter sustentável.

O foco central das ações do projeto é fortalecer e ampliar a produção agroecológica de frutas, verduras, legumes e hortaliças nos quintais produtivos dessas famílias agricultoras. “Antes de tudo precisamos pensar e trabalhar na segurança alimentar dessas famílias para depois planejar e buscar fortalecer também a comercialização, e assim gerar renda e melhorar a vida dessas famílias”. Disse o técnico Francisco Uchoa, integrante da Coordenação do Mandacaru.

 Parte dessas famílias atendidas pelo projeto já possui uma rica diversidade de furtas em seus quintais, porém pouco utilizada, por isso é estratégico o apoio do projeto tanto em infraestrutura, planejamento, formação e assessoria técnica para que cada vez mais, bons frutos cheguem até a mesa dessas famílias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s