Intercâmbio promove conhecimentos e troca de saberes entre agricultores

Um intercâmbio promovido pelo Projeto Implantação de quintais produtivos através de sistemas agroecológicos para agricultores familiares realizado no ultimo dia 10 de março promoveu além do conhecimento popular, a troca de saberes entre as famílias agricultoras participantes. O evento aconteceu no quintal agroecológico Mirante da família Cláudio Rodrigues e Luciene na localidade São João a 10 km de Pedro II.

Na oportunidade, Cláudio apresentou toda a área de produção, as variedades cultivadas no quintal e também os principais desafios encontrados para produzir as hortaliças e fruteiras. O agricultor mostrou ainda as vantagens de se ter um bom planejamento para cada cultura ali cultivada;

Após o passeio por dentro do quintal, os participantes se reuniram numa roda de conversas para trocarem experiências uns com os outros, pois ali, todos os participantes do intercâmbio são beneficiados pelo projeto financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP. Durante a troca de saberes, cada um teve a oportunidade de contar sua história e como o quintal produtivo de sua casa tem gerado alimentos para a família e gerar renda já que, quase todos ali comercializam os produtos para seus vizinhos ou suas comunidades.

“Aqui eu pude observar o terreno muito diferente do nosso em casa, mas que produz tão bem quanto o nosso quintal”. Disse João da Silva da comunidade Palmeira dos Ferreiras. “Nesse intercâmbio nós podemos conversar e dividir nossas experiências sobre produção e comercialização, as estratégias de vendas, além de aprender a produzir melhor e mais saudável”. Afirmou dona Zenaide da comunidade Vereda, município de Milton Brandão.

Além de gerar segurança alimentar, o projeto Implantação de quintais produtivos através de sistemas agroecológicos para agricultores familiares possibilita outras famílias da comunidade terem acesso a produtos saudáveis cultivados nesses quintais presentes nos municípios de Pedro II e Milton Brandão. Uma ação desenvolvida pelo Centro de Formação Mandacaru com o apoio do FECOP através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí – SASC.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s