Encontro Microrregional aborda tema ACESSO A TERRA

O Encontro Microrregional realizado nos dias 21 e 22 de outubro pela Unidade Gestora Microrregional – UGM do Mandacaru juntamente com o Cerac teve como tema principal a realidade agrária na região norte do Piauí.

O encontro teve como participantes os representantes das comissões permanentes que trabalham os Programas P1MC e P1+2 nos municípios onde Mandacaru e Cerac atuam. Durante os dois dias de encontro os participantes fizeram o levantamento da realidade no acesso a terra em seus municípios. Relataram os conflitos existentes e os desafios encontrados nessa luta.

Muito dos representantes dessas comissões pertencem aos Sindicatos desses municípios o que facilitou as informações para o debate. Durante as apresentações dos resultados sugiram também propostas para o encaminhamento das ações no tocante ao tema. Entre essas propostas ficou a necessidade das famílias e entidades terem uma assessoria jurídica, pois esse é um dos pontos frágeis do movimento.

O tema ACESSO A TERRA estar sendo discutido praticamente em todas as entidades que trabalham o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência do Semiárido desenvolvido pela ASA Brasil. A proposta é fazer um levantamento com números concretos sobre a realidade de acesso a terra no semiárido brasileiro. Para após isso se trabalhar ações que facilitem a família ter um acesso justo a terra.

No encontro os coordenadores José Pinheiro e José Maria repassaram as últimas informações sobre os Programas P1MC e P1+2.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s