Família pratica conhecimentos e deixa bonito Quintal Produtivo

Ela poderia ser apenas mais uma família de nossa região que tem bons conhecimentos, pequena área de terra produtiva, mas planta e cultiva a sua agricultura apenas no período de inverno, ou período chuvoso. PODERIA, porque felizmente não é bem assim o que o Raimundo José e sua família na localidade Carnaubinha faz. Trabalhador na agricultura familiar, herdeiro do conhecimento produtivo de seus pais e com sábia decisão ele e sua esposa colocaram as filhas Samara, Lidiane e Raiane para estudar na Ecoescola. O resultado dessa combinação já começa a dar bons frutos. Incentivados pelos exemplos da Ecoescola Raimundo José de Carvalho e sua esposa Carminda Leite já estão colocando em prática esses conhecimentos e experiências vistos na Ecoescola e cultivam um quintal que é uma verdadeira riqueza. Várias plantas frutíferas como goiaba, acerola, laranja, mamão, manga, tangerina, limão, caju entre outras o quintal produtivo se torna um reduto diversificado de segurança nutricional da família. “Só não planto mais porque tenho limitações de água para as plantas”. Disse Raimundo José,

Um exemplo concreto do bom uso de um quintal para produção de frutas porque a área dá pouco mais uma hequitárie, mas é o suficiente para produzir frutas o ano todo para o consumo da família. Raimundo José já solicitou uma assessoria dos técnicos da Ecoescola para seu novo empreendimento que será a criação de galinhas. A área dentro do quintal já está reservada e a estrutura iniciada. Como na nossa cultura o conhecimento na agricultura familiar é passada de pais pra filhos/as ficam as perspectivas de suas filhas darem continuidade a essa que é a grande mensagem da Ecoescola. Viver e produzir com sustentabilidade.

Esse é indiscutivelmente um exemplo bonito de uma família pertencente ao público da Ecoescola. Assim como esta há muitas outras que fazem dessa terra semiárida seu reduto produtivo e mostram que essa é também uma terra produtiva que corre leite e mel.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s