Professores/as do Sul do Piauí visitam a Ecoescola

Uma equipe de profissionais na educação do sul do Estado que se especializam em Educação do Campo pela UESPI – Universidade Estadual do Piauí passaram dois dias na Ecoescola Thomas a Kempis para conhecerem de perto os projetos desenvolvidos na escola para a convivência com o semiárido. Conhecer também a proposta pedagógica da escola na área educação contextualizada. Durante a estadia professores e professoras visitaram todas as áreas da Ecoescola, fizeram anotações e observações. Após as visitas houve o momento de apresentação dos trabalhos desenvolvidos na escola, a relação escola e família e as adequações no processo de estudo em tempo integral. Por quase três horas, Ecoescola e visitantes fizeram um debate de conhecimento no setor educação no campo, suas conquistas e desafios. A equipe visitante tem a coordenação do Professor Elmo e da supervisora Cantalice.

Um outro momento muito especial desse intercambio aconteceu na visita que o grupo fez ao projeto da roça orgânica familiar desenvolvido por seu Oliveira na localidade Barro dos Lopes. O projeto é assessorado pela Ecoescola através dos alunos/as e dos técnicos Raimundo de Sousa e Robert Fontenele. Além de focarem impressionados pelo resultado da roça as professoras fizeram muitas perguntas na área desenvolvimento e produção da roça. Algumas delas inclusive saíram afirmando que após ver um projeto tão bonito, irão desenvolver também a roça orgânica lá em suas localidades.

Um intercambio com resultados bem interessantes, afinal tinham ali professores/as de pelo menos 20 municípios da região de Picos, sul do Piauí, sendo que cada um e cada uma é uma pessoa multiplicadora dessa metodologia que visa a vivência e a valorização do semiárido brasileiro a partir da escola. Para o professor Elmo um grande desafio nesse caminho é trabalhar a consciência dos gestores públicos a adotarem a educação contextualizada como eixo central de aprendizagem nas escolas do nordeste brasileiro.

Toda equipe mostrou-se impressionada com a metodologia da Ecoescola. Foram muitos os elogios ao trabalho ali desenvolvido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s