35 famílias que tem seus filhos/as estudando na Ecoescola Thomas a Kempis estiveram na localidade Barros dos Lopes na manhã de sexta feira, (20) para verem de perto o desenvolvimento da roça orgânica familiar de seu Oliveira no cultivo de milho e feijão. Durante uma hora as famílias visitaram as duas roças que ficam uma ao lado da outra, sendo a roça orgânica e a roça tradicional. Durante a visita seu Oliveira explicou as vantagens de uma roça orgânica e também como fazer o manejo desta roça durante o ano. Falou ainda da produção nos três diferentes modelos de roças ali existente no ano passado. Esses três modelos foram cultivados na mesma área com o objetivo de fazer o comparativo de qual deles apresentaria melhor custo benefício. Segundo seu Oliveira o resultado da roça orgânica foi muito superior aos demais mostrando melhor custo beneficio. Durante a visita as famílias fizeram várias perguntas sobre como trabalhar esse modelo de roça.
A visita das famílias teve a coordenação da equipe de técnicos, Direção e algumas professoras da Ecoescola. Após a visita famílias e professoras se reuniram na sombra das mangueiras para debaterem este e outros assuntos referentes a Escola e a família. Estiveram presentes nesta atividade pais e mães de alunos/as da 5ª, 6ª e 7ª séries da Ecoescola.
NOVAS SEMENTES
Famílias presentes na visita à roça orgânica de seu Oliveira se interessaram pelo modelo de produção. Elas pediram para que os alunos e professores/as da Ecoescola fizessem visitas em suas propriedades para ver a viabilidade de se fazer roças orgânicas nestas localidades. É o modelo de produção sustentável na agricultura familiar gerando novas sementes.
NOVA ROÇA
Um dos pais já afirmou inclusive que irá fazer uma roça desse modelo em sua propriedade. O pai interessado na roça é Paulo Viana, um agricultor bem sábio que cultiva produtos orgânicos em sua propriedade localizada no Açude dos Mourões, próximo a cidade. Paulo, porém estará a partir de agora também fazendo uma roça orgânica em sua propriedade. A equipe técnica e alunos/as da Ecoescola se comprometeram a prestar toda a assessoria necessária na roça orgânica familiar. A expectativa da equipe da Ecoescola Thomas a Kempis é de que novas famílias venham também a trabalhar esse modelo de agricultura familiar e assim deixar a Natureza mais feliz, pois evita desmatamentos e queimadas.