Asa Brasil discute novos horizontes de atuação no Semiárido Brasileiro

Com a primeira grande meta se aproximando de sua conclusão a Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA Brasil já traça planos para seus novos vôos. Quando em 1999 se formou essa grande articulação no semiárido brasileiro tinha naquela época a grande missão de levar água de qualidade ao povo dessa região tão castigado pela falta de água para o consumo humano. Criou-se na época o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido através do programa Um Milhão de Cisternas Rurais – P1MC com a proposta de construir cisternas rurais no semiárido brasileiro para colher a água da chuva. Hoje, essa missão já estar em sua faze conclusiva, ou seja, daqui a pouco as famílias carentes de água para beber na região sertaneja vão estar contempladas na sua totalidade dentro dos critérios definidos na época pelo governo e sociedade civil organizada.

Para a coordenação executiva da Asa, um grande passo de conquista de direitos está se concretizando. Pois a grande REDE lutava na época por água de qualidade através de uma metodologia que valorizasse a cultura local e gerasse riquezas desde a mobilização até a auto estima das famílias. Fato este ocorrido nesse processo mesmo que diante dos muitos desafios e lutas. Agora é olhar para a frente e buscar novos horizontes.

Diante dos fatos a Asa já começa a trabalhar suas novas perspectivas de atuação. Nessa perspectiva nos dias 11, 12 e 13 de abril essa grande Articulação reuniu em Recife quase 70 pessoas dos 10 Estados do Brasil onde há esse trabalho para discutir os desafios futuros. O evento propôs que o ENCONASA – Encontro Nacional da ASA a acontecer em Minas Gerais no mês de novembro irá discutir com mais clareza essa debate, tendo em vista que os trabalhos do P1MC e do P1+2 continuam até sua universalização. O diálogo entre o governo e a grande articulação da Asa continua no sentido de promover uma vida mais digna ao povo brasileiro que tanto necessita dessas políticas públicas.

O Piauí contou com cinco representantes neste evento, entre eles o Centro de Formação Mandacaru estava presente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s