Pedro II debaterá sobre LIXO ELETRÔNICO

Com a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), várias ações e reflexões são planejadas para o dia visando o debate e a elaboração das ações a respeito do tema em questão.

Este ano o Centro de Formação Mandacaru irá realizar no dia 05 de junho, o primeiro Seminário sobre Lixo eletrônico. O evento acontecerá no Espaço Nordeste, centro da cidade com uma programação onde autoridades e sociedade civil possam apontar os caminhos sustentáveis para Pedro II no tocante aos computadores, carregadores, impressoras, celulares entre tantos periféricos eletrônicos de nosso dia a dia.

Objetivo

O objetivo do Seminário é encontrar uma solução prática e viável para Pedro II enquanto a lei de resíduos sólidos não entra em vigor por completo no país. Atualmente muitos órgãos públicos, residências e entidades tem eletrônicos sem uso jogados num canto. Que rumo dar a isso? A Ecoescola possui vários computadores inutilizados. “Com essa realidade que medidas tomar em relação a coleta e destino desses computadores”? Questiona Elizabete Carreiro, Diretora Adjunta da Ecoescola. “O debate se faz necessário e urgente”, acrescenta Elizabete.

A Programação

O seminário começa às 08 da manhã e segue até às 04 da tarde. Na parte da manhã acontecem as palestras e a apresentação de um trabalho sobre o tema com os alunos/as da Oficina de Meio Ambiente da Ecoescola. A parte da tarde será reservada para o debate, sugestões e encaminhamentos do evento.

O público

O seminário pretende envolver autoridades e sociedade civil. A idéia não é procurar culpados, mas soluções para esse problema já concreto em Pedro II. São aguardadas autoridades públicas, estudantes, professores/as, comerciantes e representantes das Entidades civis de Pedro II.

As Palestras

A programação da manhã traz duas palestras e a apresentação de um trabalho sobre o tema. Entre os palestrantes está Maria Teresa, agente ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR. A palestrante estará abordando as ações concretas existentes no país no tocante ao destino e coleta do lixo eletrônico.

As perspectivas

Espera-se como resultado desse debate propostas viáveis na criação de um mecanismo onde Pedro II possa viabilizar um destino correto ao seu lixo eletrônico produzido em seu dia a dia.

Parcerias

O Mandacaru estará realizando o Seminário Lixo Eletrônico com o apoio do Espaço Nordeste, Fundação Santa Ângela, Alunos/as do Ensino Médio da Ecoescola, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Pedro II.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s