Fórum debate ações no tocante a Estiagem e período eleitoral

Citar

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCS reuniu na última terça feira dia 31de julho em Teresina representantes de suas Entidades para discussão, apreciação e encaminhamentos das ações desenvolvidas por estas Entidades que formam a ASA Piauí.

A pauta contou com vários pontos importantes como a apresentação do atual andamento das ações no Programa de Formação e Mobilização Social que incluem as cisternas de placa pequena (16 mil litros) e grande (cisterna calçadão), o VIII ENCONASA a acontecer em Minas Gerais em novembro, as perspectivas de novas parcerias da ASA, (Articulação no Semiárido Brasileiro) para a promoção de políticas públicas as famílias, o fortalecimento das organizações sociais, a parceria ASA/CONAB no objetivo de garantir ações para a segurança alimentar e a campanha “NÃO TROQUE SEU VOTO POR ÁGUA, ELA É UM DIREITO SEU”.

A reunião teve dois pontos bem destacados no debate que foram as ações desenvolvidas por estas Entidades no tocante a Estiagem que assola o povo do semiárido sobre tudo o povo piauiense e a preocupação com o período eleitoral. Os participantes destacaram que o Fórum tem levado a sociedade organizada a refletir e a buscar soluções para a atual realidade em que vive as famílias.

Sobre o período eleitoral, o Fórum Piauiense vai abraçar a campanha “NÃO TROQUE SEU VOTO POR ÁGUA, ELA É UM DIREITO SEU”, articulada pela a ASA em Recife. Foi decidido inclusive que haverá uma data para o lançamento dessa campanha no Piauí, onde várias Instituições serão convidadas a participar.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido é formado por 14 Entidades da sociedade civil, entre elas o Mandacaru de Pedro II.

Ecoescola recebe equipe de Técnicos da EMATER

Citar

A Ecoescola Thomas a Kempis recebeu nos dias 24 e 25 próximos passados uma equipe de 25 pessoas entre técnicos da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural – EMATER e agricultores/as que fazem parte da Rede Temática de Turismo Rural e Artesanato na Agricultura Familiar. O motivo da visita se deu pela realização do intercambio entre as partes onde tinha como base central o conhecimento no manejo dos trabalhos desenvolvidos e nas experiências de produção orgânica da Escola.

O grupo visitou a trilha José Ferreira, as áreas produtivas da escola como também a roça orgânica de Seu Oliveira no Barro dos Lopes, um projeto apoiado e assessorado pela equipe da Ecoescola.

Técnicos e agricultores fizeram várias perguntas e muitos elogios aos trabalhos ali desenvolvidos como também a metodologia aplicada na área educacional do jovem que lá estuda. “Estou impressionado com o trabalho aqui apresentado, isso mostra que o Piauí ainda tem muitas ações positivas e esta é uma delas”, disse o técnico e pedagogo Moisés Miranda de Floriano, um dos integrantes da equipe. Moisés acrescentou ainda que ações como esta devem ser divulgadas e discernidas por todo o semiárido nordestino.

A programação teve ainda um espaço de palestra onde a coordenadora Jaqueline de Sousa apresentou a proposta do Mandacaru trabalhada na Ecoescola no tocante a promoção e vivência do semiárido.

Os técnicos disseram estar disponíveis em divulgar o que presenciaram e assim se tornarem multiplicadores dessa idéia o que pode facilitar a busca por novas parcerias na continuidade dos trabalhos do Mandacaru.

Eles gostaram tanto da reciclagem de papel que até participaram da demonstração feita pela Naira Raquel.

Revendo os amigos

Citar

Quem esteve em Pedro II por quase duas semanas foi Lena Determann. Relembrando sua estada na suíça piauiense, Lena disse está muito feliz em rever seus amigos do Mandacaru. Mesmo com poucos dias ela teve a oportunidade de acompanhar algumas atividades da Entidade. Participou de reunião em assentamentos, curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos – GRH e até em farinhadas, uma antiga atividade de produzir a farinha de mandioca tão consumida pelo nordestino. O tempo foi pouco, mas Lena aproveitou bem os dias passados aqui. Na foto abaixo, sua participação em uma farinhada.

Essa é a segunda vez que Lena Determann passa por Pedro II. Na primeira vez que veio passou alguns meses com a realização de intercambio e com a prestação de serviços voluntários ao Mandacaru.

Lena retornou para sua terra natal nesta quinta feira, dia 26 de julho.

Amigos da Alemanha visitam projetos do Mandacaru

Citar

Um grupo de alemães acompanhado do Bernardo Kuhl estive em Pedro II no período de 04 a 08 de julho. Na oportunidade o grupo realizou várias visitas aos projetos trabalhados pelo Mandacaru. Inicialmente estiveram na Ecoescola onde foram recepcionados por professoras e alunos/as. Na oportunidade conheceram as áreas, projetos ali desenvolvidos e conheceram o modelo de gestão da Escola. Estiveram presente também em eventos da Entidade como a festa junina da Escola Asa Branca do Bairro São Francisco.

O grupo visitou também algumas comunidades onde o Mandacaru desenvolve trabalhos. Entre elas Barro dos Lopes na roça orgânica familiar de seu oliveira, o assentamento Acero do Fogo na região do Pau D’arcal, local onde estará assentando 15 famílias e Centro dos Gomes.

O grupo visitou ainda a Pastoral da Criança do município de Milton Brandão, grupo onde a Irmã Emília desenvolve um trabalho social com as famílias daquele município.

Em reunião no Mandacaru, a coordenação deu as boas vindas e os agradecimentos pela presença do grupo de amigos do Mandacaru.

O grupo viajou na manhã deste domingo (08) para Esperantina onde continuará visitando projetos sociais da região.

Ecoescola atrai um bom público em sua festa Julina

Citar

Realizada tradicionalmente no mês de julho até mesmo como encerramento dos trabalhos do primeiro semestre, a Ecoescola Thomas a Kempis realizou na noite desta quinta feira (05) sua animada festa Junia que por acontecer em julho também foi batizada por festa julina.

O evento recebeu um público acima daquele esperado, é claro que se esperava muita gente, porém veio bem mais, uma boa surpresa para a organização. Para alegria da equipe Ecoescola além da animação foi tudo muito tranqüilo. Muitas famílias dos alunos estiveram presente.

Duas quadrilhas foram convidas a somar com a animação da a festa. A primeira a se apresentar foi a ESCULACHA do Mororó, município de Lagoa de São Francisco.

Quem esteve presente e também fez uma bonita apresentação foi a BOLE BOLE bairro São Francisco.

A Quadrilha KPITU da Ecoescola também fez bonito e por 30 minutos o grupo fez a alegria na quadra da Escola.

A noite contou ainda com outras atrações que foram as apresentações de Capoeira, homenagem ao rei do Baião Luiz Gonzaga e coreografias.

Foi uma festa bonita e com muita gente presente. Quem veio foi presenteado por um belo espetáculo cultural de nossa região.