A Ecoescola Thomas a Kempis recebeu nos dias 24 e 25 próximos passados uma equipe de 25 pessoas entre técnicos da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural – EMATER e agricultores/as que fazem parte da Rede Temática de Turismo Rural e Artesanato na Agricultura Familiar. O motivo da visita se deu pela realização do intercambio entre as partes onde tinha como base central o conhecimento no manejo dos trabalhos desenvolvidos e nas experiências de produção orgânica da Escola.
O grupo visitou a trilha José Ferreira, as áreas produtivas da escola como também a roça orgânica de Seu Oliveira no Barro dos Lopes, um projeto apoiado e assessorado pela equipe da Ecoescola.
Técnicos e agricultores fizeram várias perguntas e muitos elogios aos trabalhos ali desenvolvidos como também a metodologia aplicada na área educacional do jovem que lá estuda. “Estou impressionado com o trabalho aqui apresentado, isso mostra que o Piauí ainda tem muitas ações positivas e esta é uma delas”, disse o técnico e pedagogo Moisés Miranda de Floriano, um dos integrantes da equipe. Moisés acrescentou ainda que ações como esta devem ser divulgadas e discernidas por todo o semiárido nordestino.
A programação teve ainda um espaço de palestra onde a coordenadora Jaqueline de Sousa apresentou a proposta do Mandacaru trabalhada na Ecoescola no tocante a promoção e vivência do semiárido.
Os técnicos disseram estar disponíveis em divulgar o que presenciaram e assim se tornarem multiplicadores dessa idéia o que pode facilitar a busca por novas parcerias na continuidade dos trabalhos do Mandacaru.
Eles gostaram tanto da reciclagem de papel que até participaram da demonstração feita pela Naira Raquel.