O município de Domingos Mourão, (65 km de Pedro II), estará recebendo nos próximos oito meses 540 cisternas do Programa P1MC. Esta será mais uma etapa do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da ASA Brasil com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS do Governo Federal. O objetivo do programa é levar água de qualidade, mobilização e liberdade a família do semiárido brasileiro. Os trabalhos dessa região são coordenados pelo Mandacaru através da Unidade Gestora Microrregional – UGM.
Todo um processo acontece antes da construção da cisterna na casa da família. Nesse processo estão os cursos de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – GRH e mobilização junto às famílias. Há também o planejamento das atividades e avaliações dos trabalhos durante a execução das ações do programa. As atividades dessa etapa tiveram início no final de junho e nesse momento começam as construções.
Nesta segunda feira, (06) foi o dia do coordenador José Pinheiro e sua equipe de animadores de campo conversar com alguns dos pedreiros que estarão construindo as cisternas nessa etapa, os pedreiros são os homens responsáveis pela convivência direta com a família durante a construção da cisterna.
Na conversa Pinheiro agradeceu a presença de todos, pediu empenho para um bom trabalho e explicou a importância desse processo da conquista de uma vida melhor com uma água de qualidade na cisterna. O encontro serviu também para a equipe planejar os últimos detalhes antes de embarcar para o município de Domingos Mourão.
A equipe de pedreiros se mostrou preparada para esse trabalho que começa nesta semana.
Famílias recebem curso para o uso consciente da água da cisterna
Nesse processo a família recebe o curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos – GRH. Nele durante dois dias as famílias beneficiadas pelo programa recebem através de um instrutor todas as informações de como administrar a água da cisterna. Já foram realizados até o momento no município de Domingos Mourão oito cursos de GRH.
Acima a equipe de animadores de campo que estão acompanhando os trabalhos no município; Egnaldo, Antonio José e Gustavo.