Piauí em foco. Ecoescola promove estudo em metodologia inovadora

Quando se fala em educação contextualizada, muitas pessoas ainda tem suas restrições de conhecimento sobre o assunto. Porém, é um dos mais bem vistos métodos de ensino nos dias atuais, principalmente para uma realidade no nordeste brasileiro especialmente a educação no campo. Isso porque educação contextualizada é entre outras definições um método de educação onde se aprende a partir da realidade da comunidade valorizando os saberes local e o conhecimento particular do individuo.

Nesse contexto, algumas ações são desenvolvidas e aplicadas levando o estudante a não somente aprender, mas a se ver como cidadão ou cidadã e melhor reconhecer as riquezas de seu lugar.

Foi nesse tom em que a Ecoescola Thomas a Kempis realizou na manhã de quinta feira (18), um estudo bem criativo e até inovador sobre a história do Piauí. Através de uma mesa redonda, professores convidados e alunos puderam por uma hora e meia discutir, refletir e ver o ontem, o hoje e as perspectivas do amanhã sobre o Estado. Nesse período os convidados abordaram temas nos aspectos históricos, culturais, geográficos e até estrutural onde os convidados expuseram suas observações e pontos de vista a respeito do tema.

Foram convidados para essa mesa redonda o professor de história Cleomar Leite, o professor de Geografia Marcos Aurélio, a professora de Filosofia Lucimeire Leite e o produtor cultural e ex aluno da Ecoescola Douglas Brandão. Participaram do debate com perguntas e observações alunos das turmas de 8ª série , 2º e 3° ano do ensino médio. Os trabalhos tiveram a coordenação da professora Jaqueline de Sousa. O momento de estudo se deu por ocasião do dia do Piauí neste 19 de outubro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s