Quando se fala em educação contextualizada, muitas pessoas ainda tem suas restrições de conhecimento sobre o assunto. Porém, é um dos mais bem vistos métodos de ensino nos dias atuais, principalmente para uma realidade no nordeste brasileiro especialmente a educação no campo. Isso porque educação contextualizada é entre outras definições um método de educação onde se aprende a partir da realidade da comunidade valorizando os saberes local e o conhecimento particular do individuo.
Nesse contexto, algumas ações são desenvolvidas e aplicadas levando o estudante a não somente aprender, mas a se ver como cidadão ou cidadã e melhor reconhecer as riquezas de seu lugar.
Foi nesse tom em que a Ecoescola Thomas a Kempis realizou na manhã de quinta feira (18), um estudo bem criativo e até inovador sobre a história do Piauí. Através de uma mesa redonda, professores convidados e alunos puderam por uma hora e meia discutir, refletir e ver o ontem, o hoje e as perspectivas do amanhã sobre o Estado. Nesse período os convidados abordaram temas nos aspectos históricos, culturais, geográficos e até estrutural onde os convidados expuseram suas observações e pontos de vista a respeito do tema.
Foram convidados para essa mesa redonda o professor de história Cleomar Leite, o professor de Geografia Marcos Aurélio, a professora de Filosofia Lucimeire Leite e o produtor cultural e ex aluno da Ecoescola Douglas Brandão. Participaram do debate com perguntas e observações alunos das turmas de 8ª série , 2º e 3° ano do ensino médio. Os trabalhos tiveram a coordenação da professora Jaqueline de Sousa. O momento de estudo se deu por ocasião do dia do Piauí neste 19 de outubro.