Três entidades de Pedro II, (Mandacaru, CERAC e Comunidade Kolping) estão nos planos da “Rota da Aprendizagem”. Uma das propostas do Programa Semear com sede em Salvador na Bahia. O programa tem como meta de ação o fortalecimento da gestão do conhecimento em zonas do semiárido do nordeste brasileiro.
Com o objetivo de traçar planos estratégicos para a divulgação desses conhecimentos o Programa Semear reuniu em Salvador nos dias 22, 23 e 24 de outubro mais de 20 Entidades de seis estados do nordeste para a execução do plano de ação nos próximos três anos. Entre estas Entidades estavam o Mandacaru, Kolping e CERAC representando o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido.
O evento encaminhou três eixos temáticos que envolvem ações desenvolvidas por várias Organizações no semiárido entre essas estão as inovações tecnológicas, uso manejo e de bens naturais, educação contextualizada, assistência técnica e extensão rural, acesso a mercados e economia solidaria.
Entre estes pontos as Entidades de Pedro II terão em destaques as feiras agroecológicas, roça orgânica e o modelo educação contextualizada trabalhada na Ecoescola.
A expectativa agora é que as experiências de convivência desenvolvidas em Pedro II por estas entidades cheguem até outros estados do nordeste através dessa rota de aprendizagem do Programa Semear.