Agricultores iniciam plantação com fé de um Inverno bom

plantio roça organicaQuando as primeiras chuvas de dezembro ou janeiro caem é sinal também do início da plantação do legume na roça do agricultor que coloca ali toda sua esperança de colher o alimento de sua família para o longo período de verão. Com a chuva que caiu na ultima quinta feira (03) deu início a tradicional plantação do milho e feijão nas roças dessa região.

Estivemos estes dias em duas localidades da região Terra Dura. A primeira foi a localidade Barro dos Lopes. Lá registramos o plantio de legumes na roça orgânica de seu Oliveira e o plantio na roça tradicional de seu Fugêncio Lopes e sua esposa D. Mundinha.

Na roça orgânica de seu Oliveira, tivemos uma conversa com ele onde nos informou a riqueza que é cultivar a agricultura familiar numa roça orgânica. As vantagens são muitas entre elas o resultado final na produção, com menos trabalho, maior resistência na ausência da chuva entre outras vantagens. Mesmo num inverno fraco como foi o de 2012, seu Oliveira nos informou que produziu feijão que deu pra alimentar a sua família o ano todo e ainda sobrar pra este ano. Em 2013 é o terceiro ano em que ele planta na mesmo local nessa roça orgânica.

Depois, numa roça bem próxima conversamos com seu Fugêncio Lopes e D. Mundinha. eles nos informaram que todo ano fazem suas roças, afinal elas são a garantia de produção do alimento de sua família. O casal planta no sistema de roça tradicional. Seu Fugencio nos informou também que no ano passado devido as poucas chuvas perdeu quase toda sua produção, não colheu quase nada, mas que este ano estar confiante de que vai produzir bem. “Este ano devemos ter um inverno melhor e uma colheita também”. Nos disse seu Fugêncio.

plantio roça IIDepois de Barro dos Lopes passamos na localidade Terra Dura onde visitamos o agricultor João Neto. Ele estava com seu filho Gean fazendo leiras em sua roça para o plantio de milho e feijão.

Segundo João Neto o legume na leira terá mais resistência ao vento do que no plantio normal. João Neto nos disse também que suas observações nos sinais da natureza estar confiante de um bom período de inverno. Ele nos disse que tem observado a florajem da Aroeira verdadeira e que quando ela flora bem é sinal de bom inverno. “A aroeira tá bem florada” disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s