Do dia 15 a 22 de março acontece a Semana da Água, vários movimentos acontecem no Brasil e no mundo sobre o tema. No semiárido brasileiro o foco deve estar na grande seca que o Nordeste do Brasil estar passando. Já são dois anos com chuvas muito abaixo da média e isso tem trazido grandes conseqüências para o povo que habita essa região. Com as poucas chuvas que caíram no ano passado ficou totalmente comprometida a produção de alimentos em toda a região semiárida do país. Muitos animais morreram de sede e fome. E como neste ano novamente a chuva não estar vindo, já fica a pergunta de que forma a população vai estar vivendo com essa dura realidade. A situação só não está mais grave ainda porque as poucas chuvas que caíram em 2012 foi possível colher água na cisterna o que deu um alívio as famílias que tem esse bem. Mas, não foi o suficiente e como até agora a chuva não veio para ser colhida na cisterna a situação deve ser um pouco mais complicada.
Preocupadas com essa realidade, as Entidades de Pedro II representantes do movimento social estão unidas para lutarem e buscarem alternativas. Essas Entidades tem passado por um grande desafio. Se as secas são previsíveis, por que não se prevenir delas?
Parte da sociedade e governos ainda não compreenderam a proposta das Entidades de construírem mecanismos consistentes e sustentáveis para o semiárido. Os movimentos organizados já fizeram muito como cisternas, roças orgânicas, tanques de pedras, produções orgânicas com o uso racional da água entre tantas outras soluções para convivência com a seca. Porém, ainda é considerado pouco diante da demanda. Se os governos abraçassem a causa tudo poderia ser melhor.
Por isso as Entidades entendem que essa luta continua e no próximo dia 22 estará sendo realizado em Pedro II um grande ato público com o tema A SECA. O evento contará com a presença de outras Entidades do Piauí e haverá caminhada, apresentações, depoimentos de famílias atendidas nos programas de convivência entre outras ações. Em breve mais detalhes desse grande evento no dia da água que será chamado Ato Público pela Água.