FPCSA resgata sua história e homenageia companheiros de luta pela convivência com o semiárido

???????????????????????????????O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) reuniu as entidades da sociedade civil que o compõe em um Encontro Estadual de Planejamento, onde procurou refletir sobre sua atual conjuntura e definir estratégias de atuação para fortalecer as ações voltadas para a convivência com o Semiárido no ano de 2013.  O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de março, na sede da Obra Kolping Estadual do Piauí, localizada no bairro Dirceu, em Teresina.

Um momento de vivência, partilha e construção coletiva da atuação das entidades no semiárido. Os participantes fizeram um balanço do trabalho desenvolvido em 2012, e também a construção de um planejamento das atividades a serem realizadas neste ano.

A Programação do evento contou também com um momento especial para homenagear algumas pessoas que contribuíram para a construção da história do FPCSA. Cada homenageado recebeu uma lembrança decorativa (um prato de cerâmica com símbolos da riqueza cultural do Piauí).

Foram homenageados a coordenadora do Programa Permanente de Convivência com o Semiárido do governo estadual, Lucia Araújo, e o coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas, Antônio Barbosa, além de Adalberto Pereira (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Gerardo Vieira (Ouvidor do Incra), Maria Sueleuda (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí), Antônio Bispo (representante quilombola), Luiza Ferreira (Escola de Formação Paulo de Tarso), da jornalista Cecília Bezerra, do sanfoneiro Antônio Alarico (em memória), do senhor Francisco do Celta (em memória), do sindicalista e agricultor José do Padre, dos agricultores Chico Bezerra e Maria José de Pedro II, dos professores Washington Gonçalves, Elmo Lima, Sueli Rodrigues e dos vereadores Henrique Manuel e Rosalina de Queimada Nova.

Emocionada, Lucia Araújo destacou a importância da caminhada junto ao Fórum para conhecer a realidade do semiárido e a luta pela ideia de que outra realidade é possível para o semiárido. “O Fórum na verdade me pariu para a luta pela convivência com o semiárido”, destacou. 

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) é uma articulação de 14 organizações da sociedade civil, que atuam em prol do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido piauiense. Fazem parte do FPCSA as entidades Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Cerac), Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas (Celta), Centro de Formação Mandacaru, Cootapi e Associados, Escola de Formação Paulo de Tarso, Obra Kolping, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag), Centro de Formação e Educação Ambiental Peixe que Ronca, Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFAS), Centro de Formação Educacional para a Convivência com o Semiárido (CEFESA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), que atuam em 123 municípios do semiárido piauiense. O FPCSA representa também a Articulação Semiárido no Piauí (ASA-PI).

Foto: Paula Andreas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s