A Terra estar seca e as plantações comprometidas

IMG_6006É bem verdade que particularmente não gosto de relatar este tipo de notícia porque nosso nordeste, especialmente nosso semiárido é rico em diversidade, tem um povo acolhedor, alegre e lutador. No entanto a escassez de dois últimos anos com chuvas abaixo da media faz com nós que trabalhamos na imprensa tenha que divulgar os fatos. E nesse momento é real, famílias estão tristes, sua produção de milho e feijão estão comprometidas e só Deus sabe como vai ficar pra frente. A estiagem do ano passado ou “seca” mesmo como é mais conhecida pelo povo do Nordeste foi a maior dos últimos 30 anos e em se confirmar a que parece este ano como ficaria essa na história?


Em quase três meses choveu pouco mais de 200 mm neste período. Media de 70 mm/mês. Pouco se comparado com anos de inverno bom que chega a chover média de 150 mm/mês neste mesmo período.

IMG_6023
Estivemos na manhã de quarta feira, (06) visitando algumas roças como também alguns cercados como é mais conhecidos aqueles pedaços de roçado em frente a casa em algumas comunidades. As informações dos agricultores são as mesmas. O primeiro plantio morreu e o segundo já estar morrendo. Se não chover nos próximos 10 dias a contar da data desta matéria, essa segunda plantação dos agricultores já tem ido também.
“É desolador olhar o legume mucho e morrendo, não tenho nem coragem de ir olhar”, nos disse D. Joana da localidade Centro dos Gomes. “Já estou perdendo a segunda plantação”, nos disse seu Antonio Tito da localidade Olho Dágua dos Alexandrinos. “Mas se vier chuva planto de novo”, nos afirmou o agricultor.
Na visita de campo de nossa reportagem conhecemos uma roça tradicional na localidade Perua que por falta de chuva nem foi plantada ainda em pleno mês de março. Uma visível situação de perda agrícola. Sem chuva, a Terra tá Seca.
Acreditamos em dias melhores, pois o povo do semiárido é firme, o povo é forte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s