Participar de um encontro dos Profetas da Chuva é antes de tudo presenciar uma sabedoria popular extraordinária manifestada em pessoas que aprenderam com a vida e a natureza uma linguagem do tempo que nem todo ser humano tem o prazer de conhecer ou sentir. O quinto encontro dos profetas realizado no último dia 27 de janeiro na Tapera dos Vital apresentou algumas frases ditas por estas pessoas que são verdadeiros ensinamentos.
A Adeodata anotou tudo e trouxe para esta matéria algumas dessas frases celebres sobre o tempo e a natureza.
Confira :
A FILOSOFIA DOS PROFETAS DA CHUVA DE PEDRO II. (Por Adeodata dos Anjos)
1- A sabedoria a gente já nasce com ela, a inteligência a gente adquire. As duas devem andar juntas.
2- Hoje as riquezas são diferentes
3- Muita gente fala de religião, mas não fala no material
4- Eu vivo na natureza, trabalho na natureza.
5- Eu me baseio nos animais, eles sabem, os insetos sabem, os pássaros sabem
6- Macambira é a roça de São Pedro
7- As pessoas não plantam mais para guardar para o consumo!
8- Deus deixou a natureza como linguagem
9- Dois sentimentos que nos ensinam: a saudade e a necessidade. A saudade nos ensina a voltar e a necessidade a andar para frente.
10- Você vai pela sua coragem
11- Deus criou o ser humano e o deixou dotado de sabedoria, se ele for besta é igual a uma égua, a mãe do cavalo
12- Eu hoje sou agricultor por nome, por convicção
SOBRE OS SINAIS DA CHUVA
- A cobra de duas cabeças é uma profetisa das melhores
- Vamos correr diretamente para plantar nas áreas mais baixa
- A estrela D”alva pode estar para cima, mas pode ser que não seja ela que esteja governando
- O planeta Vênus está para baixo. Quando ele passa para baixo é o ano da alegria. Acontecem muitas coisas boas
RECEITAS PARA VIVER BEM NO SEMIÁRIDO
- Por que ficamos surpresos com a seca se ela é um fenômeno?
- Não queimar
- Cuidar da roça com cobertura orgânica
- Preparar ração, feno para os animais
- Conservar os reservatórios de água, não desperdiçar, não deixar a água ir embora
- Criar bode e pequenos animais em vez de animais de grande porte
- Investir na plantação de plantas forrageiras, de palma, plantar o feijão guandu e o milho sorgo
- Exigir que as políticas públicas cumpram o seu papel no que diz respeito a agricultura
- Fortalecer a organização em grupos
- Mudar o sistema de roça: em vez de plantar só milho e feijão, em sua área de terra, plantar de tudo um pouco para ter um muito
- Quanto mais alternativas tivermos, melhor viveremos
- Abastecer a comunidade com os produtos próprios
mesmo conhecendo a sabedoria destas pessoas, a gente fica impressionada. Fiquei emocionada diante de algumas frases. Quanta verdade. lindo!
Gostei.