Maio. Este é o mês referência para uma nova fase do Mandacaru na promoção de acesso a água para seu público atendido. Esta é também a data em que o Mandacaru passa seu setor de UGM – Unidade Gestora Microrregional que trabalha com a cisterna de 16 mil litros de água para consumo humano chamado P1MC, para a nova fase de UGT – Unidade Gestora Territorial. Não muda nada na filosofia de trabalho com a convivência com o semiárido no acesso água, mas muda muito na meta objetivo dessa água já que a UGT trabalha tecnologias de estoque de água para a produção, o chamado Programa 1 Terra e Duas Águas , (P1+2). Água para produção de hortas e quintais e água também para pequenos animais.
O Mandacaru assumiu no início de maio o novo TP (Termo de Parceria), da Asa em parceria com a Petrobras. Nesse termo a Entidade vai trabalhar 90 implementações entre cisterna calçadão, barreiro trincheira, barragem subterrânea e cisterna enxurrada nos próximos onze meses nos municípios de Castelo do Piauí, Piracuruca e Lagoa de são Francisco.
Reafirmando essa nova fase, a Entidade esteve em Recife entre os dias 22 e 25 de maio participando do encontro de planejamento do novo termo de trabalho a ser executado até abril de 2014, data em que serão entregue 20 mil implementações em todo no Semiárido. Dessas, 90 são do Mandacaru.