O anseio de promover a cidadania no semiárido é diário e o Mandacaru de Pedro II estar sempre motivado a fazer essa missão constantemente. A mais nova atuação a ser executada pela entidade pedrossegundense via Emater PI será o Programa Água para Todos do Governo Federal com atuação no sul do Piauí. Lá serão construídas mais de 3.200 cisternas de 16 mil litros de água para o consumo humano nos próximos 18 meses nos territórios do Vale do Canidé e Vale do Guaribas envolvendo 14 municípios da região de Picos e Oeiras. Com isso o Mandacaru estará instalando um escritório em Picos de onde fará a gestão do programa. Egnaldo Enoque coordenará o programa juntamente com a contabilista Kerma auxiliado inicialmente pela Adeodata dos Anjos e José Pinheiro.
A equipe já estar em Picos trabalhando as primeiras atividades. Nos próximos dias a equipe do Mandacaru fará visitas as comissões responsáveis pelo o acompanhamento nos municípios para apresentação do plano de trabalho.
A entidade está com uma grande expectativa para a realização deste trabalho afinal mais de três mil famílias do Piauí terão a oportunidade de armazenar água de qualidade para o consumo humano nos próximos dois anos.