Roça Orgânica tem suas primeiras atividades visando produção 2014

 

DSC00976É bem verdade que o agricultor tem um calendário de atividades durante todo o ano visando a produção de seu legume e claro a segurança alimentar da família. Fomos esta semana, (dia 30) até a roça mais visitada da região de Pedro II para ver de perto em que faze ela se encontra neste momento visando a produção de 2014. Estamos falando da roça orgânica de seu Oliveira na localidade Barro dos Lopes a 09 km de Pedro II. Há três anos a roça tem sido notícia devido sua proposta de sustentabilidade ambiental, alta capacidade de resistência para o plantio em períodos sem chuvas e o resultado de sua boa produtividade nos últimos três anos. Quando se tem um período de longa estiagem e pouca produção agrícola na região, a roça de seu Oliveira apresentou positiva produção.

Neste momento a roça recebe as primeiras atividades visando a produção 2014. É quando várias folhas da própria mata nas proximidades são espalhadas no terreno servindo como composto orgânico. Depois desta etapa vem os preparativos para o plantio em janeiro. A redução de serviço numa roça orgânica é de até 70% menos do que uma roça tradicional. A Ecoescola e o Mandacaru fazem a assessoria técnica na roça de seu Oliveira. Outras quatro famílias de alunos da Ecoescola já estão preparando roças orgânicas na região para 2014.

É da cultura do agricultor do nordeste do Brasil todo o ano fazer roças tradicionais desmatando áreas de terra fazendo queimadas. O Mandacaru continua incentivando as famílias a produzirem no modelo de roça orgânica pelas muitas vantagens e sustentabilidade ambiental, não precisar queimar tendo melhor convivência com o semiárido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s