Intercâmbio proporciona famílias conquistarem novas aprendizagens de convivência com o Semiárido

DSC01859O Centro de Formação Mandacaru de Pedro II realizou nos dias 24 e 25 deste mês um intercâmbio intermunicipal com famílias agricultoras dos municípios de Lagoa de São Francisco e Piracuruca região norte do Piauí. Elas visitaram assentamentos na região que produzem alimentos da agricultura gerando renda familiar. O roteiro do intercâmbio fortaleceu a visão aos participantes de que trabalhar de forma coletiva tem seus desafios, mas também benefícios que geram riquezas. O primeiro exemplo foi demonstrado no assentamento Alfinin interior de Piracuruca onde 20 famílias se reuniram há 14 anos atrás para conquistar a terra e dela tirar o sustento familiar. As famílias reservaram coletivamente uma área para a produção de hortifrutigranjeiros de onde atualmente tiram 90% da renda familiar. O cultivo é individual, mas as ações do assentamento em busca de projetos são coletivas.

Um outro exemplo de união aconteceu na visita ao assentamento Lagoa no município de  São José do Divino. O assentamento tem um grupo de mulheres que produzem peças de roupas em malha. Após a comercialização cada uma recebe de acordo com sua produção o que tem gerado motivação de trabalho e renda na família. O assentamento trabalha coletivamente também com a piscicultura. Toda a produção é comercializada para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

As famílias participantes do intercâmbio perceberam que em grupo a comunidade fica mais forte e que com água estocada vem a garantia de produção familiar como bem lembrou seu José Farias da localidade Lagoa de Fora do município de Lagoa de São Francisco. Antes a água ia toda embora, agora eu sei que com ela guardada eu posso produzir muitas coisas que vi aqui. Dona Luzia Rodrigues da comunidade Mato Fino também da Lagoa de São Francisco disse ter visto muitas riquezas e acrescenta: Eu sei que com a cisterna grande vou consegui também fazer meus canteiros, dar água meus porquinhos e minhas galinhas.

Os intercâmbios tem por objetivo levar e trazer novas aprendizagens às famílias agricultoras do Semiárido e fazem parte do plano de trabalho do Programa Uma Terra e Duas Águas da Asa Brasil com patrocínio da Petrobras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s