Promover uma Educação de qualidade, contextualizada e com práticas de convivência com o Semiárido sem sair da linha formal da Educação não é tarefa fácil. Mas também é empolgante ver resultados tão impactantes onde família e escola andam lado a lado. Nas assembléias de pais e dias de eventos da Escola.
A Ecoescola Thomas a Kempis completa 13 anos de existência nesta quarta feira dia 12 de fevereiro. Um momento de olhar para trás e ver alunos que já passaram por ali e abrir um largo sorriso quando alguém menciona a escola. Ver também famílias trabalharem técnicas apropriadas ao semiárido depois da orientação da Ecoescola, a exemplo da roça orgânica.
Mas estes 13 anos é momento também de olhar para a frente a ver o caminho que ainda precisa percorrer. Afinal ainda não vemos no país a educação que queremos. Muito se avançou, mas é preciso mais. Percebemos o enorme desafio de se trabalhar uma educação que valorize o local pensando no global, a tão mencionada Educação Contextualizada.
Entre conquistas e desafios a Ecoescola Thomas a Kempis vai seguindo viagem fazendo a sua parte. Planta agora, cultiva sempre para colher depois. Fica então o registro nestes 13 anos plantando conhecimento no canteiro da sustentabilidade.
A Ecoescola Thomas a Kempis é uma escola de ensino regular que oferece ensino fundamental (6º ano a 8ª série, 9º ano) e médio (1º, 2º e 3º ano). Funciona em tempo integral. Os alunos permanecem diariamente das 07:15 às 16:45 horas e durante esse período são desenvolvidas Técnicas Agrícolas que constitui o diferencial da escola, mostrando que é possível viver bem na região, convivendo em harmonia com o clima Semiárido.