Pedro II sediou o I Festival das Sementes da Fartura do Piauí

IMG_0220Foi sem dúvida o maior evento da agricultura familiar já realizado em Pedro II e um dos maiores do Piauí. Durante dois dias, (17 e 18) Pedro II recebeu quase 800 pessoas vindas de várias regiões do Piauí, na sua grande maioria agricultores e agricultoras beneficiada pelo Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil.


O I Festival das Sementes da Fartura do Piauí sob a organização do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA  além de grande trouxe uma renda significativa para o município, o impacto em hospedagem e alimentação chegou a pelo menos 60 mil reais.  Durante os dois dias acontecerem 07 intercâmbios que são visitas a propriedades com boas práticas de convivência com o Semiárido, 10 oficinas temáticas e a feira das sementes com venda e troca de sementes criolas da agricultura familiar. Os intercâmbios aconteceram em comunidades do município de Pedro II, Lagoa de São Francisco e Piracuruca. A Feira aconteceu na Praça Domingos Mourão Filho durante todo o dia de sexta feira (18).
Na programação de sexta feira aconteceu também as oficinas temáticas. Foram realizadas dez oficinas envolvendo temas como preservação das sementes da fartura, juventude e agroecologia, gênero, profetas da chuva, educação contextualizada entre outras.
Teve ainda o prêmio para a comunidade ou organização que trouxesse a maior variedade de sementes da fartura. Premio vencido por um grupo de agricultores da região de Castelo do Piauí que levou mil reais.  O segundo colocado ficou com agricultores de Valença do Piauí e o terceiro lugar ficou com agricultores de Simplício Mendes.

A realização do festival foi do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido que reúne 14 Entidades piauienses. Entre elas o Mandacaru que do público presente mobilizou 50 agricultores e agricultoras da região de Canto do Buriti.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s