Acontece neste sábado (17) o 7º Encontro dos Profetas da Chuva em Pedro II

Todo ano o agricultor aguarda com grande ansiedade o período de chuva no Semiárido, o que chamamos de inverno, esta expectativa aumenta nos meses de dezembro e janeiro, período em que se inicia o inverno na região. Por isso algumas das pessoas observam alguns sinais da natureza que possam indicar como será o inverno do ano seguinte. A estas pessoas sedar o nome de Profetas da Chuva. A experiência mais popular entre eles é a experiência da primavera, ocorrida durante o mês de setembro. Segundo eles é a que mais dar o rumo de como serão as chuvas no inverno do ano seguinte. Além da experiência de setembro, várias outras também são observadas como plantas e pequenos animais.

Buscando fortalecer este gesto cultural a antropóloga Adeodata dos Anjos vem através do Centro de Formação Mandacaru realizando o Encontro dos Profetas e Profetisas da Chuva há sete anos. O evento já ocorreu em diferentes datas do ano, mas nos últimos três anos vem acontecendo no início de janeiro, logo após um dos sinais observados pelos profetas que é a lua cheia de janeiro.

Este ano o evento acontece no próximo dia sábado dia 17 de janeiro na propriedade de um dos profetas, o senhor Antonio Miguel na localidade Bom Lugar a 09 km da cidade de Pedro II. Este ano são aguardos 20 profetas e profetisas, além de convidados e famílias agricultoras. Todas as pessoas ficam ansiosas para ouvir o que os profetas tem a dizer sobre o que observaram para o inverno vindouro.

O encontro dos Profetas da Chuva além de reunir estas sábias pessoas, tem a proposta também de apresentar a experiência de vivencia da propriedade sobre a agricultura familiar. Afinal a agricultura familiar estar diretamente ligada a previsão do inverno. Se tem bom inverno tem alimentos na roça, a família tem garantido o alimento da agricultura familiar para aquele ano.

Seu Antonio Miguel além de profeta é um sábio agricultor que tira da terra o alimento de sua família. Ele tem na propriedade uma pequena criação de animais, fruteiras e todo ano planta milho e feijão.

???????????????????????????????

Dias atrás seu Antonio recebeu a Adeodata e Neto Santos para combinarem os detalhes da programação no evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s