Profetas da Chuva apresentam sua sabedoria

???????????????????????????????O Encontro dos Profetas e Profetisas da Chuva realizado recentemente deu a oportunidade das pessoas ouvirem boas aprendizagens e grandes sabedorias como relata Adeodata dos Anjos no texto a seguir.

VII Encontro dos profetas da Chuva

Aconteceu na manhã do dia 17 de janeiro o VII encontro de profetas da Chuva na região de Pedro II, Piauí, o evento aconteceu na propriedade do profeta Antonio Miguel na comunidade Bom Lugar. O encontro tem como objetivo o fortalecimento da convivência com o semiárido nordestino e revitalizar os saberes/ciências populares que para muitos aparenta adormecida.

A riqueza da herança passada de pais para filho é constante na fala dos profetas:

  • Os profetas diziam que ia chegar o tempo em que as crianças iriam perguntar o que é uma vaca e os pais não iriam ter a resposta;
  • Meu trabalho é braçal, meus filhos vivem na cidade…
  • A cidade é poluída e cheia de problemas…
  • Essas cabeças de gado foi herança do meu pai;
  • A cobertura da terra é como a roupa para corpo;
  • Terra coberta é fartura na certa;
  • Precisamos conviver com as secas e não esperar só pelas chuvas
  • Os sítios de hoje só tem o nome, mas não se vê mais plantas neles;
  • É preciso cuidar da plantação e das cisternas;
  • Quem faz o mau, prepara um pau, quem faz o bem, o bem vem.
  • Maldito o dente que come a semente

PREVIÃO DO INVERNO PARA 2015

ANTONIO ZEFERINO.

Janeiro tem verão. De 16 ou 20 de janeiro foi bom, mas todos os meses vai ter verão. Não vai deixarmuita água. As chuvas serãocom temporal.

DICA: “espero que os lavradores aproveitem as terras baixas, façam cobertura. A terra descoberta é como o nosso corpo, se queima. Terra coberta é fartura na certa. Na terra descoberta nem o micro-organismo vivem. Aproveitem as chuvas, cultivem as terras, nos terrenos acidentados plantem em curva de nível.”

ANTONIO CARREIRO

As barras foram boas, a primeira lua cheia de janeiro foi mais ou menos. Vai ter chuva.

FRANCISCO BARROS

Este ano o inverno vai ser bom. O verão do mês de janeiro é esperado.

DICA: “Temos de usara nossa inteligência de lavrador e aproveitar a hora certa”.

JOSÉ INÁCIO

Iniciou lembrando-se de uma frase do Pe. Cícero: “É, meus filhos, no ano que vemos a barra de natal podem plantar por cima de pau e pedra”.

A experiência de São João deu boa, a experiência da primavera deu mais ou menos, as abelhas nativas tem mel, As abelhas italianas não se mudaram, o primeiro trovão de janeiro foi o melhor, no canto de cima, do lado do sul. A primeira lua cheia de janeiro foi boa. Vai ser um inverno criador, se as experiências ainda valerem.

FRANCISCO LUCIANO

A experiência me deixou bastante animados. Os sinais do mês de setembro foram melhores do que os do anos passado. As chuvas estão marcadas para o final do mês de janeiro e início do mês de fevereiro, final de março e todo o mês de abril. Pouca chuva em maio e começo de junho.

O planeta Vênus está no poente. Vênus é a Deusa do amor. No ano que elagoverna poderãoacontecer muitas coisas boas. Ela pode trazer um bom inverno e uma boa safra. No primeiro de janeiro apareceu um sinal que me deixou triste. Houve um amarelão nas nuvens e isso é sinal de doença para nós e para os animais.

RAIMUNDO ZADA

As chuvas do início de janeiro não foram previstas. Já está prevista as chuvas do dia de São Sebastião. Do dia 20 de janeiro até o dia 10 de fevereiro é um pontapé de inverno. Março é ruim. Abril é bom.

DICA: É preciso plantar. Aproveitar as chuvas no tempo certo. É preciso cuidar da plantação e das cisternas.

ABRAÃO

Eu olho os animais e vejo que vai ser bom. Estou contente que este verão foi no início do inverno e a lagarta não comeu o legume. Estou animado com o inverno, que quando vier vai ser para segurar.

DICA: Plantando na terra coberta a lagarta não come os legumes, nem nasce mato.

QUINCA MIGUEL 

A experiência do mês de setembro deu que o inverno vai ser fraco.

ANTONIO MIGUEL.

Eu presto a tensão à natureza! Eu vejo que as plantas e que muito está perdido! Eu me desenho na terra e na natureza e vivo da natureza,eu vivo do mundo animal!  Eu não vim aqui para dizer se vai chover ou não, mas pedir que respeitemos a natureza. Querendo o homem acaba tudo, mas também querendo pode construir.

As primeiras chuvas foram boas… Assim como era no princípio será no fim. Teve um arco-íris no dia 3 de setembro, Deus estará lembrando-se de nós, dos trabalhadores. Tem também as experiências dos sapos, do João e da Joana de barro. A experiência de fevereiro é melhor, março é fraco e abril melhor. Cada região é diferente. Aqui é o Bom lugar, chove mais.

FRANCISCO DO MESTRE ANTONIO

A barra de nascimento, às cinco horas da manhã foi boa. Deu mais para o sul e nós vamos ter um bom inverno.

JOSÉ FERREIRA

             Estamos com 5 anos com inverno abaixo da média. Ano passado o inverno não deixou água, mais foi mais distribuído. Pela experiência da primeira lua cheia de janeiro, na região do sertão, o inverno vai ser abaixo da média. Não vai ser bem distribuído.

             DICA: A questão climática depende muito da contribuição do ser humano. O agronegócio, a poluição acaba com a humidade do ar e as chuvas dependem da questão climática.

Este foi o VII encontro dos profetas da chuva que teve a realização do Centro de Formação Mandacaru de Pedro II

Fotos: Neto Santos

Texto: Adeodata dos Anjos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s