Uma comissão representando o Centro Mandacaru esteve na manhã desta terça feira (02) em Teresina para o lançamento do Projeto Sementes do Semiárido no Piauí contando também com mais de 200 pessoas de diferentes regiões do estado. A equipe que representou o Mandacaru foi formada por 10 pessoas entre funcionários, agricultores e alunos da Ecoescola.
O evento aconteceu no auditório do Centro de Artesanato Mestre Dezinho região central de Teresina e teve uma programação que contemplou a fala de representantes de organizações sociais, órgãos públicos como Emater e Conab e agricultores/as que já trabalham com a preservação das sementes nativas como seu José Ferreira de Pedro II.
O projeto estará contemplando 17 municípios envolvendo 980 famílias nos próximos 12 meses. No Piauí duas Organizações estarão trabalhando o projeto: Cáritas Regional do Piauí atuando na região sul e o Cerac trabalhando na região norte do Estado. Estas organizações atuarão com um plano de trabalho que inclui a construção e estruturação de Casas de Sementes nas comunidades rurais.
Entre as falas durante o lançamento do projeto, destaque para a frase da líder comunitária Conceição Araujo de Baixa Grande do Ribeira quando disse: “As sementes nasceram pra nós agricultores/as e nós nascemos pra elas”.
O Projeto Sementes do Semiárido é desenvolvido pela Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS do Governo Federal. Terá duração de um ano e atuação em toda a região semiárida do Brasil. O Piauí vem desde 2011 realizando eventos com o tema a exemplo do I Festival das Sementes realizado em 2014 na cidade de Pedro II. No Estado o movimento se chama Sementes da Fartura do Piauí.