Junho é o mês do agricultor contabilizar sua produção

IMG_1669Passado o período de chuvas no Semiárido para a produção na agricultura familiar é hora de iniciar a contabilidade das perdas e os ganhos da produção de 2015. Com as poucas chuvas que caíram este ano é possível ver que a grande maioria dos agricultores teve perdas que chegam até 80%. Mas é possível registrar também que um bom planejamento pode reduzir estas perdas. É o caso de seu Antonio José da localidade São João município de Pedro II. Ele fala que também teve perdas, mas que foram bem menores do que dos outros agricultores da região pelo fato dele trabalhar numa roça agroecológica. Ele mostrou a saúde do legume no pouco que produziu. “Tive perda, mas o que produzi vai dar pra alimentar minha família até o outro inverno”, disse o agricultor.

Outro ponto importante também é o fato da família de seu Antonio José trabalhar com sementes de milho e feijão nativos, sementes que ele traz desde quando trabalhava com seu pai. O agricultor trabalha numa roça orgânica apoiada pelo Centro Mandacaru, onde planta milho, fava e feijão. Trabalha no sistema agroecologico há três anos, disse estar muito satisfeito com os resultados conquistados. Ele tem incentivado outros agricultores a trabalhar neste sistema que preserva a natureza.

O projeto de roça agroecologica de seu Antonio José funciona como um dos muitos projetos modelos acompanhado pelo Centro Mandacaru. A proposta é mostrar aos demais agricultores que a roça é eficiente, sustentável, ecológico, não precisa colocar fogo e é muito adaptado a região semiárida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s