Alunos da Ecoescola participam de debate sobre sementes.

IMG_9804Na tarde de terça feira (09), os alunos/as do ensino médio da Ecoescola Tomas a Kempis participaram do debate sobre a importância da preservação das sementes crioulas para manutenção das espécies nativas do semiárido. O debate ocorreu na escola e foi coordenado pelo técnico em agropecuária, Robert Fontinele e pela diretora da Ecoescola Adeodata dos Anjos. Na ocasião foi discutido sobre o lançamento no Piauí do Projeto Sementes do Semiárido que aconteceu no dia 02 junho em Teresina, evento organizado pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido. Os alunos Lucas Almeida e Leandro participaram do evento em Teresina.

Durante o seminário Robert Fontinele levantou um debate sobre a introdução das espécies transgênicas e biofortificadas na produção de alimentos. Nesse debate foram colocados os riscos da introdução dessas espécies na produção familiar, onde os riscos estão relacionados a perda do patrimônio genético, resistência e dependência das culturas por agrotóxicos e intoxicação dos organismos que se alimentam de culturas transgênicas.

Foi discutido ainda sobre o uso desses produtos na alimentação dos alunos/as da Ecoescola, onde se levantou algumas ideias, entre elas foram citadas a troca do óleo de soja por azeite de coco babaçu, substituir o arroz parbolizado por arroz polido de preferência da produção familiar da região, estimular a produção de batata doce, eliminar a margarina do cardápio da escola, estimular a produção de ração caseira e estimular o cultivo de espécies crioulas.

O debate serviu para informar e reforçar as informações aos alunos/as sobre a temática das sementes nativas considerando a importância da preservação das espécies nativas conhecidas como crioulas através da criação das casas de sementes.

Redação: Uchôa Oliveira

Edição: Neto Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s