Entidade celebra 24 anos de atuação no Semiárido

IMG_7867O Centro de Formação Mandacaru de Pedro II comemorou nesta segunda feria dia 30 de novembro 24 anos de atuação no semiárido piauiense. A Organização foca sua atuação em quatro linhas de trabalho sendo o acesso a água de beber e de produção de alimentos através do programa de cisternas da ASA Brasil, o acesso a terra para morar e produzir alimentos em parceria com as associações comunitárias, projetos de técnicas agrícolas na geração de renda da agricultura familiar sustentável e um dos nobres setores que é a promoção de uma educação contextualizada para crianças e jovens de bairros carentes e comunidades rurais de Pedro II.

O Centro de Formação Mandacaru conquistou um largo campo de credibilidade em todos os setores de sua atuação. O fruto dessa credibilidade tem vindo através de várias parcerias construídas nesses 24 anos.

Uma das grandes parcerias tem ocorrido no acesso à água para as famílias agricultoras através da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil. Das quase 60 mil tecnologias de captação de água da chuva no Piauí hoje, o Mandacaru já ultrapassou a execução das 10 mil tecnologias em mais de 30 municípios pertencentes a quatro territórios, sendo dois no norte e dois no sul do estado.

Um outro setor de boa atuação e bons resultados é a educação. A Entidade coordena uma das escolas pioneiras em educação contextualizada no norte do Piauí, a Ecoescola Thomas a Kempis que este ano completou 14 anos de atuação e tem sido uma forte referência em intercâmbios sobre o tema. A escola tem em sua grande maioria estudantes filhos de famílias agricultoras e desenvolve junto a sua grade curricular convencional, técnicas agrícolas de convivência com o semiárido.

Todas essas ações estão articuladas por setores que contam com profissionais dedicados a lutarem pela promoção da família que aqui vive, para que ela se fortaleça e assim não precise se deslocar para os grandes centros do país a procura de trabalho.

As atividades do Centro Mandacaru estão divididas em quatro grandes setores que são Educação, (adulto e infantil), Apoio a Agricultura Familiar, UGT, (Unidade Gestora Territorial de Águas) e CEBI, (Centro de Estudos com Escolas Bíblicas das comunidades).

IMG_1669

Sua atuação tem logrado sucesso graças as várias parcerias construídas ao longo desses anos. “Ninguém consegue bons resultados num trabalho se não for com a ajuda de outras organizações, grupos ou pessoas”. Afirma Francineth Pereira, integrante da Coordenação dos trabalhos na Entidade.

Deixe um comentário