O Centro de Formação Mandacaru de Pedro II comemorou nesta segunda feria dia 30 de novembro 24 anos de atuação no semiárido piauiense. A Organização foca sua atuação em quatro linhas de trabalho sendo o acesso a água de beber e de produção de alimentos através do programa de cisternas da ASA Brasil, o acesso a terra para morar e produzir alimentos em parceria com as associações comunitárias, projetos de técnicas agrícolas na geração de renda da agricultura familiar sustentável e um dos nobres setores que é a promoção de uma educação contextualizada para crianças e jovens de bairros carentes e comunidades rurais de Pedro II.
O Centro de Formação Mandacaru conquistou um largo campo de credibilidade em todos os setores de sua atuação. O fruto dessa credibilidade tem vindo através de várias parcerias construídas nesses 24 anos.
Uma das grandes parcerias tem ocorrido no acesso à água para as famílias agricultoras através da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil. Das quase 60 mil tecnologias de captação de água da chuva no Piauí hoje, o Mandacaru já ultrapassou a execução das 10 mil tecnologias em mais de 30 municípios pertencentes a quatro territórios, sendo dois no norte e dois no sul do estado.
Um outro setor de boa atuação e bons resultados é a educação. A Entidade coordena uma das escolas pioneiras em educação contextualizada no norte do Piauí, a Ecoescola Thomas a Kempis que este ano completou 14 anos de atuação e tem sido uma forte referência em intercâmbios sobre o tema. A escola tem em sua grande maioria estudantes filhos de famílias agricultoras e desenvolve junto a sua grade curricular convencional, técnicas agrícolas de convivência com o semiárido.
Todas essas ações estão articuladas por setores que contam com profissionais dedicados a lutarem pela promoção da família que aqui vive, para que ela se fortaleça e assim não precise se deslocar para os grandes centros do país a procura de trabalho.
As atividades do Centro Mandacaru estão divididas em quatro grandes setores que são Educação, (adulto e infantil), Apoio a Agricultura Familiar, UGT, (Unidade Gestora Territorial de Águas) e CEBI, (Centro de Estudos com Escolas Bíblicas das comunidades).
Sua atuação tem logrado sucesso graças as várias parcerias construídas ao longo desses anos. “Ninguém consegue bons resultados num trabalho se não for com a ajuda de outras organizações, grupos ou pessoas”. Afirma Francineth Pereira, integrante da Coordenação dos trabalhos na Entidade.