As raízes culturais de um povo quase sempre se manifestam em datas especiais ou de maneira cotidiana na vida das pessoas. Um dos momentos bem fortes da cultura popular no nordeste do Brasil ocorre no mês de junho quando são comemoradas as festas juninas. Muitas escolas de Pedro II incluem em seu calendário essa festa que vem de muitos anos, as quadrilhas de São João. O setor de educação do Mandacaru que inclui a Ecoescola Thomas a Kempis e Asa Branca aproveita o encerramento do primeiro semestre para festejar com as famílias esta festa cultural.
A tarde de sexta feira, dia 08 de julho foi a data reserva pela escola Asa Branca para o arraial junino que reúne família e escola. Com apresentações de algumas danças típicas e da própria quadrilha os pequeninos levaram alegria as suas famílias. A data marcava também o encerramento do primeiro semestre de aula da Escola Asa Branca.
O evento aconteceu em um dos clubes do bairro São Francisco onde as professoras, convidados, famílias e alguns integrantes da coordenação do Mandacaru estiveram presentes.