Ecoescola traz em desfile as belezas e os impactos ambientais da Caatinga

_mg_7412O chamado dia da Independência do Brasil comemorado no dia 07 de setembro traz em todo o País o desfile cívico. Pedro II tinha deixado de realizar este evento na referida data por quase 30 anos. Porém, há quatro anos o desfile voltou a ser realizado e com uma nova metodologia de apresentação. A cada ano um tema é escolhido e as escolas participantes montam suas apresentações de acordo com o tema sugerido pela organização do Desfile, no caso a Secretaria Municipal de Educação.

A Ecoescola Thomas a Kempis tem trazido a cada ano em suas apresentações questões que tem motivado a conscientização da população. Em 2013 o tema apresentado foi o Meio Ambiente e a Convivência com o Semiárido. Foram apresentadas na ocasião as ações de convivências trabalhadas pelo Mandacaru como as roças agroecológicas, projeto Xô Lixo, hortas sombreadas entre outros. Em 2014 a pauta foi Religiões Brasileiras. Em 2015 o destaque foi “Mandacaru 23 anos semeando cidadania no Semiárido”. Este ano, (2016) o tema foi “Caatinga, Nossa Pátria Sertaneja”, onde foram apresentadas suas riquezas e desafios. A escola trouxe como foco central os grandes impactos ambientais que o projeto MATOPIBA estar trazendo para aos biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga. O projeto visa a produção em alta escala de milho, soja e algodão envolvendo 337 municípios dos estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, por isso a sigla MATOPIBA. Os movimentos sociais da região Semiárida do Brasil tem se colocado contra o projeto por entender que além de trazer uma grande devastação para a biodiversidade dos três biomas, o projeto trará também a contaminação dos mananciais de água, além de impactar a vida de milhares de pessoas das comunidades tradicionais, quilombolas e  indígenas desses Estados. A escola trouxe em suas alas no desfile, cenas que retratavam um pouco desta situação.

A Ecoescola Thomas a Kempis apresentou também as belezas em biodiversidade que a Caatinga tem, desde a fauna até a flora, mas que, com os fortes impactos ambientais ocorridos constantemente o bioma corre um sério risco de perder suas principais belezas naturais.

A mensagem deixada pela equipe da escola para quem esteve presente vendo o desfile foi de conscientização e da necessidade que cada pessoa cidadã precisa fazer para a preservação da vida.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s