Agricultora produz e preserva sementes de Coentro há anos

Terça feria, dia 14 de março de 2017, essa foi a data em que o Centro de Formação Mandacaru encontrou sementes criolas de coentro na região de Pedro II, o que pode ser uma procura fácil, tem sido cada vez mais difícil encontrar sementes nativas, principalmente na agricultura, aos poucos essas sementes vão sendo substituídas pelas sementes produzidas nas grandes empresas, as chamadas híbridas. A guardiã dessa valiosa vida é dona Maria Ferreira, senhora agricultura de fala calma e muito acolhedora em sua residência na comunidade Palmeira dos Ferreiras a 18 km de Pedro II. E por que do registro desse achado? Pelo o fato de algumas das sementes criolas mais difíceis a serem encontradas atualmente na região norte do Piauí são as sementes de hortaliças. O Centro de Formação Mandacaru vem há alguns anos apoiando e assessorando famílias que trabalham com hortas comunitárias ou individuais. Inicialmente a Entidade colocou em seus objetivos o apoio e construção de hortas sombreadas, assim fortaleceria a renda das famílias, economizaria água ao tempo que aumentaria a oferta de hortaliças orgânicas no mercado local. Consolidado a meta o Mandacaru agora passa a motivar e apoiar uma outra ação da agricultura sustentável, as sementes, chamadas tradicionalmente nativas ou criolas.

A partir desta ação a Entidade passou a integrar a Rede de Sementes da Fartura do Piauí, grupo onde reúne várias organizações do Estado que trabalham atividades de convivência com o Semiárido.

Entre as ações já incorporadas nas atividades do Mandacaru estar a catalogação das sementes nativas cultivadas nas hortas. Nos registros já catalogados, um dado que preocupa: Das famílias visitas e consultadas mais de 80% já não possuem mais as sementes criolas de hortaliças, sementes que a família cultiva há vários anos passando de geração para geração. A mais comum ainda encontrada tem sido a cebolinha onde mais de 70% das famílias garantem que a cultivam a muito tempo ou pegaram de uma outra família nas proximidades.

Mas o tomate, a alface e a cenoura, plantas muito comuns nas hortas, a equipe técnicos ainda não encontrou suas sementes nativas na região.

Para a alegria da equipe a dona Maria Ferreira na comunidade Palmeira dos Ferreiras, confirmou que há muitos anos vem cultivando a espécie  de coentro, outra planta bem comum nas hortas e muito consumido no Piauí.

Dona Maria recebeu a equipe do Mandacaru em sua casa e num pequeno canteiro no quintal da família mostrou a cebolinha e o coentro que há muito tempo cultiva. Na oportunidade dona Maria doou uma pequena quantidade de sementes de coentro para que o Mandacaru multiplique nas hortas garantindo novamente a fartura dessas sementes nativas já bem raras na região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s