Feira da Agricultura Familiar tem sua maior movimentação desde a primeira edição

Com o passar dos anos Pedro II tem fortalecido com maior atenção e participação o evento que reúne famílias agricultoras de diferentes regiões do município, é a Feira da Fartura que chega a sua 5ª Edição em 2017, uma realização do Centro de Formação Mandacaru e com o apoio de outras organizações do município. O evento é realizado na terça feira da Semana Santa, um dia antes da grande feira da cidade onde a população compra os produtos para os dias Santos, como se diz tradicionalmente nesta região. Pedro II ainda não conta com uma feira nesta modalidade num menor espaço de tempo, sendo esta também uma luta do Centro Mandacaru para que feiras assim aconteçam semanalmente na cidade.

Chamada de Feira da Fartura, o evento une três importantes objetivos: Primeiro porque reúne no mesmo espaço agricultores/as da região que produzem legumes agroecológicos; Segundo porque gera renda para a família produtora e valoriza os produtos da roça; Terceiro porque disponibiliza ao público comprador os produtos sem agrotóxicos para o consumo na Semana Santa.

A feira deste ano foi realizada nesta terça dia 11 de abril na Praça da Matriz e contou com 36 agricultores/as de 15 comunidades que trouxeram uma grande variedade de produtos da roça e da cozinha como bolo, pães e molho de pimenta, tornando assim a maior feira em produtos e movimentação desde sua primeira realização. “Já consegui vender quase tudo que trouxe, a feira tá muito animada”, dizia seu Raimundo Altino, agricultor que produz hortaliças agroecológicas numa horta sombreada com o apoio do Mandacaru.

O evento contou também com um volume bem maior de produtos do que nos anos anteriores como milho, feijão e macaxeira confirmando que o período das chuvas mesmo irregular está garantindo positivamente a produção de legume das famílias agricultoras. Fato relatado pelo agricultor Raimundo Zaca da comunidade São Braz. “Eu estou muito satisfeito, porque este é um inverno que tem trazido as chuvas perto uma das outras, são finas, mas muito boas para o milho e o feijão, muita gente na minha comunidade já tem legume em casa”, disse seu Raimundo participante da feira.

A movimentação começa cedo, por volta das seis da manhã já tinha gente na feira. Para todos os lados que se olhava percebia várias opções de produtos como por exemplo uma boa variedade de mudas de plantas medicinais. “Aqui a gente chega e se sente ao lado da roça com tantos produtos da agricultura familiar”, disse Antonio Carlos, líder comunitário que aproveitou o evento para comprar alguns dos produtos para a Semana Santa.

Para a equipe do Centro Mandacaru o evento foi animado e acima do esperado. “Eu vejo a feria como um evento muito positivo porque podemos reunir no mesmo espaço produtor e consumidor, evitando o atravessador, além de valorizar o produto da roça”, disse Francineth Pereira, integrante da equipe organizadora da feira.

A Feira da Fartura tem a colaboração das famílias agricultoras participantes e também do Fórum das Entidades, (Coletivo que reúne mais de 15 associações comunitárias da região de Pedro II). A Secretaria Municipal de Agricultura também apoia o evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s