Famílias participam de curso e produzem ração balanceada

Conviver com o Semiárido e utilizar de maneira sustentável suas riquezas. Esta é uma das práticas defendidas pelo Centro de Formação Mandacaru que ao longo de seus 28 anos tem transformados vidas para o bem viver e fortalecidos organizações comunitárias a trabalharem boas práticas de convivência como guardar água da chuva na cisterna para o consumo no verão, produzir alimentos de base agroecológica, além trabalhar a produção de legume em áreas sem o uso de queimadas.

Entre as atividades de visitas de campo, assessorias e realização de intercâmbios, estão os cursos e oficinas sobre a produção de ração balanceada para pequenos animais. O mais recente curso ocorreu nesta quarta feira dia 23 de outubro no Assentamento Pedra Branca a 20 km de Pedro II. Teve como ação prática produzir ração balanceada, com a participação de 07 famílias moradoras do assentamento, todas elas criadoras de caprinos ou aves.

O evento ocorreu em três momentos, sendo que no primeiro os participantes foram pra campo junto com os técnicos do Mandacaru coletar material para a produção da ração. O segundo momento foi destinado para a parte teórica, onde os técnicos explicam o passo a passo e a maneira correta de fazer a ração, como também a quantidade ideal de energia, proteínas, gorduras, minerais entre outros, todos esses ingredientes encontrados em plantas e frutos nativos da região. No terceiro e último momento de curso houve a parte prática, onde os participantes produziram ração balanceada. Ao termino as famílias dividiram entre elas a ração produzida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s