Berço de onde tudo começou a comunidade Tapera dos Vital, (a 45 km de Pedro II), sediará pela terceira vez o Encontro dos Profetas da Chuva. Agendado este ano para o dia 11 de janeiro. A comunidade Tapera do Vital é considerada o berço do movimento devido alguns dos mais renomados profetas e profetiza serem ou já terem pertencidos aquela região, como por exemplo os saudosos Dona Joana Carreiro e Antonio Mestre (in memoriam). Foi lá também onde tudo começou no ano de 2009 quando o Centro de Formação Mandacaru realizou o primeiro encontro dos Profetas e Profetizas da Chuva.
Até a escolha da data para a realização do evento tem ligação com as experiências dos profetas. O encontro costuma acontecer no mês de janeiro logo após o primeiro cheio da lua no ano. Para alguns dos profetas se a lua cheia de janeiro saí encoberta pelas nuvens é previsão de bom inverno.
Esta ano será a realização do XII evento que reúne sábias pessoas com o dom de ler os sinais da natureza que costuma mandar recado quanto as previsões das chuvas. “Nós não sabemos quando vai chover, quem sabe é Deus, mas a natureza costuma mandar os sinais, nós apenas observamos e falamos o que vimos”. Dizia um profeta em dos encontros passados.
O evento reúne ainda admiradores do movimento, imprensa, universitários, representantes de organizações sociais e as principais autoridades do assunto que são os agricultores e agricultoras. Pelo menos 12 profetas e profetisas já tem presença garantida. Estão sendo convidados ainda profetas de outras cidades do Piauí, onde Piripiri já confirmou presença.
O XII Encontro dos Profetas da Chuva tem a realização do Centro de Formação Mandacaru e acontece no sábado dia 11 de janeiro, tendo início às 08 da manhã com a mística de abertura, apresentações de repentes ou cordéis produzidos pelos profetas e profetisas abordando o tema Semiárido e a parte de apresentação dos depoimentos dos profetas sobre as previsões das chuvas para os próximos 04 meses. O término do evento está marcado para as 13 hs.