Pedro II sedia o maior evento de sabedoria popular do Norte do Piauí

Com o objetivo de manter viva a sabedoria popular e valorizar a cultura do campo passada de geração para geração, o Centro de Formação Mandacaru realiza todos os anos o Encontro dos Profetas da Chuva, sempre após a primeira lua cheia de janeiro, uma das grandes experiências observadas por profetas e profetizas. Um encontro que reúne não apenas sábias pessoas que observam os sinais da natureza, como também reúne acadêmicos, professores/as, estudantes, técnicos e populares admiradores do movimento.

O Encontro dos Profetas da Chuva teve este ano a realização de sua XII edição e foi também o maior em participação de profetas e profetizas desde o primeiro encontro no ano de 2009. Em média de participantes a cada ano é entre 11 e 13 profetas, porém 2020 vai ficar registrado como o ano em que se teve a maior participação dessas sábias pessoas, foram ao todo 19 profetas, sendo 17 homens e 02 mulheres. Ao longo dos anos, o encontro tem se tornado o maior evento de sabedoria popular da região norte do Piauí.

Durante toda uma manhã os profetas tem a oportunidade de contar suas histórias de sabedoria, recitar cordéis, falar da plantação e produção da roça e o principal momento aguardo por todos, as previsões do inverno segundo os sinais da natureza observados por eles, o que eles perceberam nas plantas, nos ventos, na lua e nos pequenos animais sobre as chuvas nos próximos meses. Cada um apresenta o que se observou na natureza quanto a previsão das chuvas.

O encontro dos Profetas da chuva tem se destacado especialmente por motivar sábios agricultores a manter vivo um conhecimento popular passado de geração para geração. Um dos grandes desafios para a organização do encontro é aumentar a participação das mulheres. Assim como os homens, muitas mulheres trazem consigo esta valiosa cultura, mas que na sua maioria fica no anonimato.

Parceira desde a primeira edição e contribuindo na divulgação do evento, a Matões FM traz a cada ano após a realização do encontro uma serie especial no Jornal Fatos e Notícias. Na série são apresentados o depoimento de cada profeta ou profetiza.

O XII Encontro dos Profetas da Chuva aconteceu na comunidade Tapera dos Vital no último sábado dia 11 de janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s