Com um rico debate e a presença de diferentes organizações envolvendo comunidades tradicionais, profissionais da educação, famílias agricultoras beneficiárias, comissão municipal e agentes técnicos, a Ecoescola Thomas a Kempis sediou nos dias 24 e 25 de janeiro o Encontro Microrregional do Programa Um Milhão de Cisternas. O evento integra as atividades do Programa desenvolvido pelo Centro de Formação Mandacaru nesta região na construção de cisternas para o consumo humano em comunidades quilombolas, (16 mil litros) e cisterna na escola (52 mil litros) envolvendo cinco municípios, (Piripiri, Batalha, Barras, São Miguel do Tapuiu e Assunção do Piauí).
O encontro trouxe palestras como a Cosmovisão do povo africano e a identidade da cultura brasileira muito bem abordada pela antropóloga Adeodata dos Anjos e promoveu ainda uma avaliação das ações do programa de cisternas durante a execução nesses municípios.
Além das ricas palestras e o ponto forte de avaliação dos trabalhos, o encontro promoveu também a troca de conhecimentos entre as diferentes realidades dos grupos e municípios presentes. 42 pessoas participaram do encontro microrregional.
O Programa de Cisternas é financiado pelo Ministério da Cidadania e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal. Tem execução da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil através das organizações que integram a articulação como o Centro de Formação Mandacaru.