Pedro II sedia evento ambiental com foco na Paisagem Alto Poti

Uma parceria entre o Centro de Formação Mandacaru de Pedro II e o Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN de Brasília vem fortalecendo uma ação que vai gerar bons frutos para às populações da região do Alto Poti. É o Projeto PPP-Ecos/GEF-7 Cerrado e Caatinga que visa apoiar iniciativas coletivas das organizações comunitárias existentes dentro dessas paisagens. No caso desta região do Alto Poti, a proposta tem o alcance de três municípios: Juazeiro do Piauí, Milton Brandão e Pedro II.

Com essa temática em pauta, foi realizada na última quinta feria dia 17, em Pedro II, uma oficina que contou com representações das associações comunitárias desses três municípios. O evento tinha como objetivo promover o diálogo com esses atores locais da paisagem para subsidiar a atualização do diagnóstico da paisagem no contexto do Projeto PPP-Ecos Cerrado e Caatinga, a partir do levantamento dos problemas socioambientais da paisagem e possíveis soluções. Ações estratégicas a serem contempladas nas linhas de apoio do edital do projeto.

Estiveram presentes também na oficina outros parceiros importantes e estratégicos na proposta do projeto como os Sindicatos Rurais dos três municípios, as Secretarias de Agricultura dos municípios de Milton Brandão e Juazeiro do Piauí, o Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Pedro II e a Rádio Matões FM.

A ideia é nos próximos anos as famílias organizadas através de suas associações trabalharem ações coletivas que visam a melhoria de vida dessas famílias e ao mesmo tempo preservem a matas, nascentes e paisagens dos Rios Capivara e Parafuso, afluentes do Rio Poti. Esses pequenos projetos terão o apoio do PPP-Ecos/GEF-7 através do ISPN.

O Projeto GEF também vem trabalhando essa mesma proposta em mais outras três paisagens do Semiárido sendo na Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s