
O sítio agroecológico da família Vanderlando e Fátima na comunidade Buriti Grande dos Aquiles a 11 km de Pedro II recebeu um grupo de famílias para o intercâmbio dos saberes e sabores onde a pauta principal foram a produção e comercialização dos produtos agroecológicos advindos dos quintais produtivos dessas famílias.
O evento foi organizado pelo Centro de Formação Mandacaru e realizado nesta quarta feira, (20) onde contou com 19 participantes. Dessas, três pessoas pertencem as famílias cadastradas na Feira Agroecológica que acontece semanalmente em Pedro II, outras cinco famílias eram do município de Milton Brandão que produzem de forma agroecológica e também comercializam em suas comunidades. Os demais participantes eram parceiros do Sindicato Rural de Milton Brandão, como também algumas pessoas convidadas.
O intercâmbio teve como objetivo unir essas famílias para que pudessem partilhar suas experiências. Elas também tiveram a oportunidade de conhecer a forma de trabalho da família no sítio e ainda a diversidade em frutas e verduras ali existentes.
O evento teve início com uma mística em oração e as boas vindas da família. Logo após, os participantes fizeram um passeio nas áreas de produção do sítio. Na segunda parte do evento foi realizada uma roda de conversa com a partilha de saberes sobre os desafios e vitórias nesse campo de produção e comercialização agroecológicos.
“Momentos como esse me fortalece e me dá a certeza de que estamos fazendo a coisa certa que é produzir o alimento saudável para minha família e também poder vender para gerar renda”. Disse a participante e agricultora Ana Lúcia.
Por falar em alimentação saudável, o intercâmbio encerrou com um almoço só com alimentos saudáveis e produzidos na agricultura familiar. No cardápio: feijão, arroz, galinha caipira, o suco e as verduras, todas cultivadas sem agrotóxicos e servidos com um sabor muito especial.