Assessorada desde 2009 a família de D. Isolete e Orlando Gomes na localidade Coitada (13 km de Pedro II) recebeu no último fim de semana a instalação do Projeto SOMBRITE.
Desenvolvido na Ecoescola desde o ano passado o projeto tem apresentado um resultado excelente, viável e econômico, onde se economiza principalmente tempo e água, além é claro da melhoria na produção da horta.
D. Isolete e sua família faz parte das cinco famílias acompanhadas pelo setor de Organização e Produção do Mandacaru na assessoria de hortas orgânicas da localidade que são comercializadas na região e em Pedro II. A assessoria do setor tem dois focos em destaque na comunidade. O primeiro é com essas ações gerar renda para as famílias com menos trabalho na produção. O segundo é fazer com que essas famílias produzam e consumam um alimento mais saudável.
Os trabalhos de construção do sombrite iniciaram na manhã de sábado (28) e terminaram domingo (29) ao meio dia. Toda a montagem foi coordenada pelo Técnico Robert Fontenele e os assessores do setor Valmir Soares e Rosinha Lima.
Neste primeiro momento por ser um projeto piloto apenas uma família vai produzir neste sistema, mas a idéia é que depois as outras famílias da comunidade também tenham sua produção nessa modalidade.