O Piauí participará do VIII Encontro Nacional da ASA – ENCONASA este ano. Nessa participação contribuirá com três temas de convivência com o semiárido. Serão eles CONVIVENCIA DE TERRITÓRIOS, SEMENTRES CRIOLAS E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA. No tocante a territórios será apresentada a experiência do Assentamento Novo Zabelê de São Raimundo Nonato, sul do Piauí. No tema sementes criolas, serão apresentadas as ações trabalhadas no Programa P1+2 onde o CERAC está a frente no incentivando a este movimento no Piauí. Com relação a educação no campo, o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido estará dando destaque para a educação contextualizada. Isso porque alguns municípios do estado e universidades já começam a incluir em seus planos de ação esse modelo de educação.
A Ecoescola Thomas a Kempis estará levando seus dez anos de experiências nesse campo. Durante o VIII ENCONASA haverá oficinas, palestras e debates. Em alguns deles o estado do Piauí estará apresentando suas ações nestes temas e a Ecoescola Thomas a Kempis será umas dessas experiências apresentadas.
O tema educação contextualizada ainda é tímido no Piauí. Mas o MEC tem metas de nos próximos anos ampliar as ações da educação no campo. O Piauí inserido nessas ações tem realizados eventos com o tema e a equipe da Ecoescola com sua vasta experiência no assunto tem sido convidada constantemente por Órgãos e Instituições a apresentar sua metodologia de trabalho, algo importante nesse processo em expansão no Piauí.
Ainda sobre o VIII EnconASA. O evento acontecerá na cidade de Januária – Minas Gerais de 19 a 23 de novembro. O Piauí estará enviando 32 participantes e o Mandacaru estará presente.