Agricultores/as se encantam com tecnologias que guardam água da chuva para produção de alimentos

???????????????????????????????Antes mesmo de receber as tecnologias que armazenam água da chuva para produção de alimentos e criação animal em períodos de estiagem, agricultores e agricultoras dos municípios de Pajeú e Flores, no Piauí, foram conhecer experiências de famílias agricultoras que já estão fazendo uso de suas tecnologias no município de Bonfim do Piauí. O intercâmbio aconteceu nos dias 30 e 31 de julho.

A primeira parada da viagem foi na casa de Seu Anastácio, na comunidade Conceição. Ele recebeu ano passado, através do Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2), um barreiro-trincheira com capacidade para 500 mil litros de água. “Transformou minha vida e vai transformar a de vocês também”, disse Seu Anastácio.

Depois de dois meses sem chuva, o que se viu no quintal de Seu Anastácio alegrou os participantes. São pequenas plantações de coentro, alface e tomate que vem mudando a vida da família. “Aqui eu vendo para os restaurantes da cidade. Rico eu não estou, mas já pago minhas contas com esse dinheirinho.”

A segunda parada foi na casa de Dona Maria do Carmo, na comunidade Lagoinha dos Cajus. Lá conheceram a cisterna-calçadão, com capacidade para 52 mil litros. Ao lado da cisterna, canteiros e pés de mandioca verdinhos. Tudo graças à água acumulada da chuva.

Para Judite de Araújo, a viagem do intercâmbio foi uma benção. “Quando chegaram lá em casa para fazer cadastro não acreditei muito não. Pensei que fossem essas promessas de governo. Agora eu vi que funciona mesmo. Estou louca para ganhar minha cisterna”, disse dona Judite.

Os agricultores que participaram do Intercâmbio foram cadastrados pelo Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, Unidade Gestora Territorial Canto do Buriti, região sul do Piauí. A Entidade executa o Programa Uma Terra e Duas Águas – P+2 da Asa Brasil nos municípios de Pajeu, Tamboril e Flores do Piauí.

Texto e fotos: Lucas Parente

Comunicador Popular

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s