Agricultor busca produzir utilizando técnicas de convivência com o Semiárido

???????????????????????????????Luis Gonzaga é um agricultor atuante na região de Palmeira dos Soares a 32 km de Pedro II que busca o sustento na agricultura familiar, mas também tem a preocupação de cuidar bem da terra e assim trabalhar de forma sustentável. Gonzaga produz hortaliças sem agrotóxicos e vende na região. Ganha um bom dinheiro com a venda, tanto que algumas melhorias na estrutura da propriedade é fruto da geração de renda das hortaliças. Mas Gonzaga ainda produz de uma maneira bem tradicional onde gasta muita água, tem um alto custo financeiro e gera também muita mão de obra. Atualizado e esperto ele foi conferi de perto as práticas de convivência com o Semiárido desenvolvidas pelo Mandacaru.  O agricultor visitou a horta sombreada e a roça agroecologica na Ecoescola Thomas a Kempis, práticas que incentivam o uso reduzido de água, com pouca mão de obra e maior produtividade. Depois que viu o resultado obtido neste modelo de produção, Gonzaga solicitou uma visita da equipe técnica do Mandacaru em sua propriedade.

Luis Gonzaga iniciou este tipo de atividades em 2011 onde cultiva cebolinha, coentro, alface e pimenta em canteiros numa área de aproximadamente 50X40 metros. A produção é comercializada na comunidade e região. O agricultor disse que o trabalho é puxado por isso tem uma pessoa para lhe ajudar no cultivo da horta, utiliza regadores para aguar a área levando quase meio dia para cumprir a tarefa. A água utilizada na horta vem de um poço tubular.

Buscando melhorar essa realidade e afinar a conversa os técnicos do setor de Fortalecimento da Agricultura Familiar sob a coordenação de Robert Fontinele estiveram presentes na propriedade da família para conhecer melhor o local, conversar sobre produção agroecologica e ver as possibilidades de um acompanhamento técnico na propriedade.

Depois do encontro tanto a família quanto a equipe técnica se mostraram satisfeitas com o resultado da conversa, ficou a perspectiva de uma parceria no objetivo de fortalecer a produção da família utilizando as boas práticas de convivência com o Semiárido já trabalhadas pelo setor de Agricultura Familiar juntos a algumas famílias de alunos da Ecoescola. Ficou combinado também que em breve a equipe estará realizando uma nova visita técnica na propriedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s