Mais de 30 mil pessoas entre famílias agricultoras, estudantes, movimentos sociais e populares de todo o nordeste se reuniram na manhã desta terça feira dia 21 em Juazeiro Bahia e Petrolina Pernambuco para um ato em defesa dos projetos que tem melhorado a vida das famílias no Semiárido Brasileiro. A concentração aconteceu pela manhã na orla do Rio São Francisco em Juazeiro e caminhada pelas avenidas da cidade passando pela ponte que divide a Bahia e Pernambuco com chegada na orla do rio São Francisco em Petrolina.
Estiveram presentes no ato mais de 30 mil pessoas de vários estados do Brasil inclusive a região norte do Estado de Minas Gerias que também é semiárida. O Centro de Formação Mandacaru enviou uma delegação de Pedro II, outra de Canto do Buriti e também de Picos. Mais de mil organizações do semiárido estavam se mobilizando para este momento de luta e resistência do povo do Nordeste.
A grande maioria do público eram famílias agricultoras que viram suas vidas mudarem para melhor com o acesso a água e a produção de alimentos.
O evento teve como foco central repudiar a discriminação que o povo nordestino sofre em muitos momentos no sul do país e também em defesa da continuidade dos projetos que vem mudando a vida das famílias agricultoras no semiárido brasileiro.