Hortas devem aumentar geração de renda de famílias

A qualidade de vida nos dias atuais se torna cada vez necessária. Sabendo disso o Centro de Formação Mandacaru já vem a 25 anos motivando e colaborando com famílias do Semiárido a melhorarem de vida seja através da educação, acesso a terra, acesso a água e também na geração de renda. Nos últimos quatro anos a Entidade com o apoio de grupos da Alemanha e organizações aqui no Brasil, já 20 estruturou hortas sombreadas que atualmente produzem hortaliças agroecológicas sendo comercializadas nos estabelecimentos comerciais e feiras dos municípios de Pedro II e Milton Brandão. Juntas essas famílias estão colocando no mercado aproximadamente 350 quilos de hortaliças diariamente nestes dois municípios. Hortaliças sem a utilização de nenhum tipo de agrotóxicos, ou seja, saudáveis. Pode até parecer um número pequeno se comparado com os grandes volumes de verduras vendidas diariamente na região, porém se mencionado a quantidade de famílias que deixam de comprar e claro consumir verduras contaminadas, esse número vai lá pra cima, pois cada quilo de verdura é suficiente para pelos menos cinco ou seis famílias.

Semanas atrás mais duas famílias foram inseridas neste processo de produção agroecológico que visa gerar renda familiar, melhorar a qualidade de vida das famílias, além de promover a disseminação de hortaliças orgânicas nas comunidades. Essas famílias moram na localidade Paudarcal a 18 km da sede do município Milton Brandão.

Para a dona Francinete integrante de uma das novas famílias beneficiadas pelas hortas, sua expectativa a parti de agora é aumentar a variedade de plantas na área produtiva, “Se antes a gente plantava cebolinha, coentro e pimentinha, agora, queremos inserir, alface, couve entre outras culturas”, disse Francinete. O que na verdade vai sem soma de dúvidas aumentar a renda da família, pois vendem na comunidade além das demais família do lugar terem mais opções de compras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s