A qualidade de vida nos dias atuais se torna cada vez necessária. Sabendo disso o Centro de Formação Mandacaru já vem a 25 anos motivando e colaborando com famílias do Semiárido a melhorarem de vida seja através da educação, acesso a terra, acesso a água e também na geração de renda. Nos últimos quatro anos a Entidade com o apoio de grupos da Alemanha e organizações aqui no Brasil, já 20 estruturou hortas sombreadas que atualmente produzem hortaliças agroecológicas sendo comercializadas nos estabelecimentos comerciais e feiras dos municípios de Pedro II e Milton Brandão. Juntas essas famílias estão colocando no mercado aproximadamente 350 quilos de hortaliças diariamente nestes dois municípios. Hortaliças sem a utilização de nenhum tipo de agrotóxicos, ou seja, saudáveis. Pode até parecer um número pequeno se comparado com os grandes volumes de verduras vendidas diariamente na região, porém se mencionado a quantidade de famílias que deixam de comprar e claro consumir verduras contaminadas, esse número vai lá pra cima, pois cada quilo de verdura é suficiente para pelos menos cinco ou seis famílias.
Semanas atrás mais duas famílias foram inseridas neste processo de produção agroecológico que visa gerar renda familiar, melhorar a qualidade de vida das famílias, além de promover a disseminação de hortaliças orgânicas nas comunidades. Essas famílias moram na localidade Paudarcal a 18 km da sede do município Milton Brandão.
Para a dona Francinete integrante de uma das novas famílias beneficiadas pelas hortas, sua expectativa a parti de agora é aumentar a variedade de plantas na área produtiva, “Se antes a gente plantava cebolinha, coentro e pimentinha, agora, queremos inserir, alface, couve entre outras culturas”, disse Francinete. O que na verdade vai sem soma de dúvidas aumentar a renda da família, pois vendem na comunidade além das demais família do lugar terem mais opções de compras.