Uma delegação com 30 pessoas incluindo estudantes e professores da Universidade Federal do Piauí – UFPI Campus Floriano estive na Ecoescola Thomas a Kempis na última sexta feria dia 18 de agosto para conhecer as práticas ali trabalhadas com foco na convivência com o Semiárido. A delegação era formada por estudantes do curso de licenciatura plena em educação do campo sob a coordenação do professor Erlon Barros. A programação da visita ocorreu em duas etapas, sendo no primeiro momento a visita nas áreas da escola onde os alunos/as puderam ver a roça agroecológica, a horta sombreada, a área dos compostos entre outros. No segundo momento a professora Jaqueline de Sousa apresentou a proposta pedagógica da Ecoescola e o modelo de educação contextualizada trabalho no cotidiano da escola há 16 anos. O acompanhamento nas áreas foi realizado pelos alunos Ailson Soares e Maria da Conceição.
Durante quase toda a manhã os estudantes conheceram a proposta e a metodologia que a Ecoescola emprega no dia a dia escolar. Após as apresentações, os visitantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e gerar debates sobre as conquistas e desafios da educação no campo. “É muito valioso a gente fazer uma aula prática com eles porque além do aprendizado, eles também conhecem como funciona no dia a dia uma escola que trabalha a educação contextualizada no Semiárido”, dizia o professor Erlon Barros.
“Estou impressionada com o que estou vendo aqui. O que mais me chamou atenção foi o desenvolvimento dos alunos porque a gente não ver isso lá de onde venho por isso estou levando essa proposta para minha cidade onde pretendo apresentar numa escola que também tem um trabalho parecido com esta”, dizia a estudante Taís Mota após assistir as apresentações.
Ainda na sexta feria, (18) a delegação também visitou o sítio ecológico de seu Oliveira no Barro dos Lopes a 09 km de Pedro II, uma propriedade que desenvolve uma produção de hortaliças agroecológicas.