Intercâmbio promove palestra sobre agroecologia

Com o objetivo de fortalecer o conhecimento, as experiências e a produção agroecológica das famílias agricultoras, o setor de apoio a agricultura familiar do Centro de Formação Mandacaru realizou no sábado dia 31 de agosto o intercâmbio ampliando os saberes da pequena propriedade. O evento ocorreu na propriedade do casal Vanderlando e Fátima na comunidade Buriti Grande dos Aquiles, local onde a família produz parte de sua renda familiar através da produção agroecológica que inclui diversas culturas como hortaliças, macaxeira, maracujá entre outros.

Além da visita nas áreas de produção da família, os agricultores participantes tiveram a oportunidade de interagir na palestra com o tema “Porque é importante produzir de forma agroecológica”, ministrada pelos técnicos do Mandacaru Uchoa  e Raimundo de Sousa. A palestra destacou ainda as ações que as Organizações não Governamentais estão realizando no enfrentamento a política de liberação de agrotóxicos que o Governo Federal vem promovendo nos últimos meses.

Segundo o técnico Uchôa, momentos como este promovem a troca de conhecimentos sobre produção agroecológica, motiva uma confraternização entre os agricultores e dar a eles a oportunidade de conhecerem outras formas de produção em sua região.

Para o produtor familiar Marcos Luís da comunidade Serra dos Matões, ex aluno da Ecoescola e participante do intercâmbio este é um momento que traz sempre algo novo; “Eu pude ver bem de perto hoje uma plantação de maracujá com uso reduzido de água, quero até parabenizar o Vanderlando por esta produção”, dizia Marcos Luís.

Durante a avaliação do intercâmbio, os agricultores pediram para que eventos desse porte possam acontecer em outras propriedades que cultivam produtos agroecológicos e assim avançar também no debate sobre os males que os agrotóxicos trazem para a vida humana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s